Deputado Francisco participa da procissão de encerramento da Festa de Nossa Senhora do Ó, em Serra Negra do Norte

Foto: Reprodução

O deputado estadual Francisco do PT participou, neste domingo (14), da procissão de encerramento da tradicional Festa de Nossa Senhora do Ó, em Serra Negra do Norte. O momento de fé e devoção reuniu milhares de fiéis que foram às ruas em homenagem à padroeira da cidade.

Francisco esteve acompanhado de companheiros e companheiras do Partido dos Trabalhadores, a exemplo do vereador Eraldo Alves e da ex-vereadora Like, além do prefeito Acácio Brito (PSD).

O parlamentar destacou a importância da celebração para a identidade cultural e religiosa do Seridó. Ele é autor da lei que reconhece oficialmente a Festa de Nossa Senhora do Ó como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Rio Grande do Norte, garantindo o devido reconhecimento e valorização desse evento centenário.

“É uma alegria imensa caminhar ao lado do povo de Serra Negra do Norte nesta procissão e ver de perto a força da fé e da tradição que marcam nossa região. A lei que aprovamos é um gesto de respeito à história desse povo e à devoção a Nossa Senhora do Ó”, afirmou o deputado.

A Festa de Nossa Senhora do Ó é uma das mais tradicionais manifestações religiosas do Rio Grande do Norte, reunindo moradores locais, visitantes e devotos de várias partes do estado.



Jovem desaparecida é encontrada em Currais Novos

A jovem Andriele Muniz, que estava desaparecida desde a noite de domingo (14), foi localizada neste domingo em uma área de mata, nas proximidades do Açude Dourado. Ela foi encontrada desmaiada e recebeu atendimento pré-hospitalar no local.

Em seguida, Andriele será transportada pela ambulância do Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional Mariano Coelho, onde seguirá em observação.



Mais um incêndio em Currais Novos

Foto: Reprodução

Por volta das 18h30 deste sábado, o Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar um incêndio em uma residência em Currais Novos, localizada no Alto de Santa Rita. Segundo o tenente Tertuliano, as causas do fogo ainda são desconhecidas e estão sendo investigadas.

Este caso marca o terceiro incêndio registrado em menos de 24 horas na cidade, o que preocupa as autoridades locais e a população. As equipes seguem em alerta para evitar novos incidentes e reforçam a importância de cuidados preventivos para evitar situações semelhantes.

Repórter Seridó



Comunidade Trangola inicia comemoração de padroeiro São José

Foto: Reprodução

A comunidade Trangola, localizada a 23 quilômetros de Currais Novos, se reuniu nesta quinta-feira (12) para celebrar o início da 44ª festa de São José, padroeiro local.

A primeira noite teve hasteamento das bandeiras, novena e bingo. A programação segue até o sábado, noite maior do evento, com pavilhão que terá Rodrigo Potiguar, José Lúcio e Neném Pessoa.

O evento é um dos mais tradicionais da comunidade rural e segue com a participação de filhos do local que, por alguma razão, não moram mais lá, mas não abandonam as raízes criadas com esse chão.



Gestão Lucas e Milena Galvão prestará homenagem ao ex-prefeito Geraldo Gomes em monumento no Geraldão

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Currais Novos iniciou nesta semana as obras de reforma do Ginásio Poliesportivo “Geraldão” e anunciou que o espaço receberá uma homenagem especial ao ex-prefeito Geraldo Gomes, que dá nome ao equipamento. Um painel artístico será instalado no local para recordar a trajetória do líder político que administrou o município por quatro mandatos.

A ligação entre a gestão atual e o legado de Geraldo Gomes é reforçada pela história política da vice-prefeita Milena Galvão, que foi a primeira mulher a ocupar a vice-prefeitura de Currais Novos, justamente ao lado de Geraldo. Em três dos quatro mandatos, Geraldo contou com representantes da família Galvão Ferreira de Souza como vice: duas vezes com Ezequiel Ferreira e, em uma ocasião, com Milena.

“Queremos valorizar a memória do saudoso doutor Geraldo, que tanto fez pela nossa cidade. Vamos deixar o Geraldão renovado, organizado e com essa homenagem que ficará para as próximas gerações”, destacou a vice-prefeita Milena Galvão.



Câmara reconhece Padaria Primor e Pão-Recife como patrimônio histórico e cultural de Currais Novos

Foto Eduardo Silva

A Câmara Municipal de Currais Novos aprovou nesta terça-feira (9), por unanimidade, o projeto de lei que reconhece a Padaria Primor e o tradicional Pão-Recife como Patrimônio Histórico e Cultural de natureza material do município.

A iniciativa é de autoria do presidente da casa, João Gustavo Guimarães. Em sua fala, ele destacou os aspectos históricos que o motivaram a apresentar o projeto. “É a padaria mais antiga da nossa cidade, fundada quando ainda éramos uma vila, em 1919. E a criação do Pão-Recife, um marco, veio depois, em 1950”, disse.

Segundo a justificativa do projeto, a proposta visa manter viva a identidade cultural currais-novense, fortalecendo o sentimento de pertencimento e o reconhecimento das tradições locais. A fase de discussão contou com a participação de alguns parlamentares que destacaram a importância da iniciativa. “É importante valorizar as organizações do nosso município, algo que essa casa sempre se preocupa. Desta vez, o trabalho valoriza também esse patrimônio que é o pão-recife criado aqui nossa cidade”, afirma o vereador Cleyber Trajano.

Com a aprovação, o texto segue, agora, para sanção do Poder Executivo. Caso aprovado, o texto garante preservação da memória e valorização cultural desses símbolos, promovendo registros, ações educativas e atividades de divulgação junto à comunidade.

Memória
Fundada em 1919, a Padaria Primor nasceu da iniciativa de José Pinheiro Galvão, Alfredo Lopes Galvão e Francisco Leônidas, este último o primeiro padeiro do estabelecimento.

Com o tempo, a panificação local ganhou novo impulso quando Severino Mendes de Oliveira e Emanuel Ezequiel Galvão – popularmente conhecido como “Seu Manequinho” – adquiriram a padaria, ampliando a produção e consolidando a tradição.

Em 1950, sob a gerência de Vicente Pinheiro, a padaria contratou o padeiro João Soares, responsável pela criação do icônico Pão-Recife, receita original de Currais Novos/RN que se tornou símbolo gastronômico e cultural da cidade.

Posteriormente, a Padaria Primor passou às mãos de Lino Galvão, que diversificou a produção com novas massas, incluindo o famoso Macarrão Primor, sendo o empreendimento gerido por Macau. Entre 1977 e 2000, a administração permaneceu com os familiares de Lino, tendo ele falecido em 1985, deixando a padaria como herança para Wilton Pinheiro Galvão e Auta Diolinda Galvão.

Em 05 de abril de 2000, a padaria foi adquirida pelo casal Joel Galvão Júnior e Christianne Lopes de Mello Galvão, que mantêm até hoje a tradição e a qualidade dos produtos, preservando o legado iniciado há mais de um século.



Jardim do Seridó se prepara para receber o Projeto Bem Viver

Foto: Reprodução

A prefeita de Jardim do Seridó, Silvana Costa, recebeu em seu gabinete Larissa Bezerra, representante do SENAR-RN, para alinhar os preparativos do Projeto Bem Viver, que será realizado no dia 5 de dezembro, em Jardim do Seridó.

O Bem Viver é um evento de saúde e cidadania que oferecerá diversos serviços gratuitos de atendimento médico, bem-estar e qualidade de vida para a população, com atenção especial aos produtores e agricultores rurais.

Como parte da programação da visita, foi realizada uma inspeção na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes, local que sediará as atividades. O momento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Educação, Joaquim Alberto; do presidente e do vice-presidente do Sindicato Rural, Radilson e Gildo; além de Geiza, vice-diretora da escola.

Em seguida, foi realizada uma reunião com os agentes de saúde do município para o repasse de orientações e o alinhamento das ações durante o evento. O Projeto Bem Viver chega a Jardim do Seridó por meio de uma articulação do vereador Ronalty Neri, em parceria com o Sindicato Rural e com total apoio da Prefeitura Municipal.



Desfile de 7 de Setembro movimentou as ruas de Currais Novos

Foto: Ruth Xavier

Aconteceu na tarde deste domingo mais um desfile Cívico de 7 de setembro, momento de celebração não apenas da independência do Brasil, mas também da força, da dedicação e do espírito de união do nosso povo.

Organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), o desfile apresentou o tema “Educação, Equidade e Trabalho: Caminhos para um Brasil Melhor” e contou com a participação de escolas, gestores, professores e estudantes, que desfilaram pelas ruas da cidade.

Para o Secretário Municipal de Educação, Jorian dos Santos, o tema deste ano inspira a reflexão sobre a importância da escola como espaço de formação cidadã, da equidade como princípio de justiça e do trabalho como instrumento de dignidade e desenvolvimento.

“Ao trazermos esse tema para as ruas, reafirmamos que a democracia se fortalece com a participação do povo e que o patriotismo se expressa no respeito aos nossos símbolos nacionais e no compromisso com um futuro mais justo e humano”, destacou.