A realização de um novo concurso Correios foi abordada no dia 31 de janeiro, em reunião com o presidente da empresa pública, Fabiano Silva, e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect).
O presidente reconheceu a necessidade de acelerar a realização do concurso público e disse que ele entende que o edital deveria sair em março.
Porém, Fabiano Silva também pontuou problemas que devem ser solucionados antes do concurso, como o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), mensuração de necessidades de distritos e plano de saúde.
Ele disse ainda que o ano passado foi difícil por conta do orçamento, mas que em 2024 está sendo feito um esforço para avançar. Para que o edital seja publicado, os Correios também devem contratar a banca responsável pela aplicação das provas do concurso.
No dia 25 de janeiro, em evento comemorativo ao Dia do Carteiro e da Carteira, Fabiano Silva confirmou a abertura de um novo concurso em 2024.
“Iniciamos um grupo de trabalho para discutir PCCs. Nós vamos sim realizar concurso público. Eu sei que é uma demanda, que vocês estão sobrecarregados. Mas nós não podemos realizar um concurso sem planejamento. Este ano eu estou garantindo, nós vamos realizar concurso público na empresa”, disse o presidente.
O número de vagas, os cargos, requisitos e salários ainda não foram revelados.
Durante o evento, o presidente ressaltou as conquistas junto aos sindicatos, que enfatizou o reajuste salarial e a retirada dos Correios do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do antigo Ministério da Economia, que reunia estatais a serem privatizadas.