Previsto para ter seu edital publicado ainda em 2023, o concurso Petrobras será destinado ao provimento de 453 vagas, para cargos de níveis médio/técnico.
A seleção ficará sob organização do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Com a previsão de divulgação do novo concurso, a Petrobras já projeta também a data de aplicação das provas. Segundo a estatal, a previsão é de que a etapa seja aplicada até o final do primeiro trimestre de 2024, ou seja, até março.
“Quanto às carreiras de nível técnico, a Petrobras está trabalhando em novo edital, com expectativa de ser publicado até o final de 2023. O processo seletivo será executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A previsão é que as provas objetivas sejam aplicadas no final do primeiro trimestre de 2024″, informou a Petrobras.
O novo concurso Petrobras virá com uma mudança na questão da divisão de vagas. Das 453 vagas previstas, 40% serão destinadas às cotas.
A distribuição das oportunidades será realizada da seguinte forma:
- 20% das vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcDs); e
- 20% para as pessoas negras.
A divisão das vagas foi aprovada pelo Conselho de Administração da estatal no mês de setembro.
Na época da aprovação da nova Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, comentou que a medida será um passo para a estatal se tornar referência de inclusão.
“O momento é considerado histórico para o Sistema Petrobras, que dá mais um passo para se tornar referência nesses temas. A aprovação dessa política ratifica a nossa busca incessante por um ambiente diverso, inclusivo e seguro para todas as pessoas”, afirmou Jean Paul Prates.
Folha Dirigida