A violoncelista potiguar Samira Rodrigues, aluna da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), é finalista na etapa nacional do Concurso Jovens Solistas Aldo Parisot 2021, organizado pela Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), através do Movimento Sinfônico 2021.
Ela se classificou para o nacional após vencer a etapa estadual e levar o primeiro lugar da categoria Júri Oficial e agora precisa do voto popular em eleição que acontece no site oficial do evento. Para votar na natalense, é necessário logar com o Facebook e clicar no coração ao lado do vídeo de Samira. A votação já se encerra nesta quarta-feira (28).
Samira tem 19 anos, está terminando o curso técnico em violoncelo e cursa o segundo ano da licenciatura em Música. “Eu me sinto ansiosa, mas feliz, feliz demais por participar desse concurso ao lado de gente tão excelente tocando o mesmo instrumento que eu”, afirma a jovem. “Gostaria de dizer para os outros jovens como eu que não desistam, não desistam de tentar, errem, falhem mas retomem e prossigam, a gente acerta errando e, dia após dia, continuemos a persistir porque vale a pena, vale muito a pena”, complementa.
Os próximos passos da jovem serão estudar mais para próximos concursos e, principalmente, para a etapa nacional. “Como venci na etapa estadual, automaticamente fiquei como finalista da etapa nacional. Então mais do que nunca preciso de muito apoio nesse momento, pois o público é maior e mais diversificado, por se tratar não só do estado, como do Brasil todo”, completou Samira.
Quando venceu a etapa estadual, Samira contou que a Escola de Música tem um papel essencial em sua vida. “Meus professores estão sempre me apoiando e me incentivando. A EMUFRN, que já faz parte da minha vida desde que iniciei no cello, tem me dado oportunidades e experiências novas, conhecer professores de outros países através das masterclasses que acontecem anualmente e que ajudam a ter mais conexões, mais experiências”, disse.
Realizada integralmente de maneira virtual, a Etapa Nacional é voltada para instrumentistas (oboé, flauta transversal, fagote, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba, violino, viola, violão, piano, violoncelo, contrabaixo, percussão – todo instrumental comum as práticas sinfônicas) entre 12 a 28 anos, nascidos no Brasil ou pessoas oficialmente naturalizadas brasileiras, residentes ou não no país. Além de Samira, outros 24 participantes disputam a premiação. O resultado acontece nesta quarta-feira (28) durante o programa Quartas Clássicas, apresentado por Tatiane Fernandes e Linus Lerner, a partir das 20h, no canal oficial da Orquestra, no YouTube.