Diversos

Curso de Design de Moda do IFRN participará de Congresso Internacional em Portugal e de Desafio na Casa dos Criadores em SP

Alunos e designer recém formado representarão a instituição em eventos importantes que reúnem criação, moda e design e diálogos sobre o futuro do setor

O curso de Design de Moda do Campus Caicó do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) estará representado neste início do mês de julho em dois importantes eventos de moda: o Congresso Internacional de Moda e Design – CIMODE, que acontecerá de 04 à 07 de julho de julho na cidade de Guimarães, em Portugal, e o 2º Desafio “Sou de Algodão + Casa de Criadores” em São Paulo, no dia 07.

No país lusitano, os alunos Edna Melo, Marcos Daniel, Milene Julião e Ana Luísa, apresentarão artigos que foram selecionados dentre centenas que discorreram sobre áreas temáticas do congresso que nesta 5ª edição tem como tema CIMODE 2020+2: “ReIMAGINING the future” (Reimaginar o futuro), e tem organização do Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho. Para a aluna Edna Melo, o evento será de grande importância para os alunos e instituição. “Levar nossas pesquisas para além do espaço do IFRN é muito importante, e participar de um congresso internacional deste nível, irá criar oportunidades de crescimento e reconhecimento profissional, além da valorização do nosso curso de Design de Moda e da nossa instituição”, comentou. O atual momento pandêmico serviu de inspiração para o artigo do aluno Marcos Daniel, que tem como tema “Moda na rede: comunicação digital entre uma escola de moda e a sociedade em tempos de pandemia”. “Sugiram vários editais de congressos no Brasil e no exterior, e a coordenadora do curso, professora Lívia Solino, incentivou os alunos a produzirem artigos e submeterem. Com ajuda do professor Ítalo Dantas, consegui realizar a pesquisa e submetê-la ao congresso”, disse o aluno.

Em São Paulo, oito novos talentos da moda brasileira disputam no próximo dia 07 de julho o 2º Desafio “Sou de Algodão + Casa de Criadores”, competição criada na parceria entre o maior evento de moda autoral do país, a Casa de Criadores, e a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Neste ano, Dudu Bertholini é o embaixador do evento. Um dos finalistas é Esron Candeia, que se inscreveu ainda como aluno do curso de Moda e Design do IFRN, e recém formado pela instituição.

Para o desafio, Esron apresentará a coleção “Porto”, onde o ponto de partida do designer foi a história de vida de Gisberta, mulher trans e imigrante brasileira vítima de transfobia e símbolo da Marcha do Orgulho do Porto, em Portugal. “Ao ouvir Balada de Gisberta, de Maria Bethânia, me desdobrei em várias temáticas para criar a coleção. Trago a história de sofrimento dela que é uma dentre tantas na comunidade LGBTQIA+, para lembrar o quão, infelizmente, uma história triste precisa ser contada para mostrar que nossos direitos são ameaçados todos os dias, principalmente a vida dessas mulheres”, comentou. A partir daí, Esron inseriu um pouco de sua essência para mostrar o trabalho duro empregado e construído pelas artesãs seridoenses. “O nome da coleção é o ponto de encontro desses dois eus, da minha comunidade com as minhas raízes, um vestindo o outro literalmente”, disse Esron, que conta com o apoio da Riachuelo, empresa a qual trabalha no Visual Merchandising.

Sobre o Curso

Nota máxima com conceito 5 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do Campus Caicó do IFRN foi criado em 2016 com o intuito de formar profissionais aptos a trabalharem na fabricação e desenvolvimento de coleções, produção, desfiles, marketing de moda, desenvolvimento e gestão de produtos, dentre tantas áreas do design e da moda. Tem duração de três anos e é ofertado anualmente com seleção através do Sisu.

Sobre Esron

A moda sempre esteve presente na vida de Esron como mais um espaço para disseminar sua criatividade. Formado em Design de Moda no IFRN Campus Caicó, sempre interessou-se por projetos de prática profissional que o ajudaram a identificar sua aptidão para criação de produtos de vestuário. Participou de vários concursos de moda, vencendo o “Ceará Moda Contemporânea” em 2019, e no mesmo ano foi um dos ganhadores do “Future Designer” da plataforma Fashion For Future, agraciado com um curso de moda em Milão.