Diversos

Dia dos Namorados: Casais reinventam comemoração durante pandemia

Casais terão que alinhar o sentimento de paixão ao de saudade no dia dos namorados de 2020, celebrado nesta sexta-feira (12)

A pandemia causada pela Covid-19 mudou a forma como o mundo se relacionava social, profissional e afetivamente. Como efeito da necessidade de manter o distanciamento social a fim de evitar a proliferação do novo coronavírus, alguns casais terão que alinhar o sentimento de paixão ao de saudade no dia dos namorados de 2020, celebrado nesta sexta-feira (12). 

A comemoração, que muda de acordo com a cultura do país, acontece no Brasil na véspera da festa de Santo Antônio, conhecido popularmente como santo casamenteiro. E em uma festa da igreja, Emily Azevedo, 21 anos, e Carlos Matheus, 21 anos, se conheceram e começaram a namorar. Juntos há nove anos, esta é a primeira vez que o casal não celebrará o dia dos namorados próximos fisicamente. 

“Estamos sem nos ver há dois meses, porque entendemos a importância de estarmos separados neste momento, principalmente depois que eu fui diagnosticada com Covid-19. Não dá pra ser egoísta ao ponto de achar que só o nosso relacionamento importa. Temos família e somos muito apegados aos familiares um do outro. Às vezes é bem difícil por causa da saudade, mas sei que quando tudo isso passar continuaremos juntos, fortes e felizes por ter vivenciado mais essa juntos”, compartilha Emily.

O casal detalha que a relação não mudou nem sofreu com o distanciamento, pois apostam no diálogo para sustentar a relação. “A nossa rotina, apesar de corrida, nos proporcionava ótimos momentos juntos. A companhia física, o carinho, o toque, tudo isso faz muita falta, mas o companheirismo, os planos, as metas, o amor e o que a gente construiu não se desfaz por causa do isolamento não”, comenta Carlos, que passou a conversar com a namorada por meio de vídeo chamada. 

A programação dos jovens para esta sexta segue indefinida, pois Emily acabou de sair da fase de recuperação da Covid-19. “Estávamos até planejando de nos ver, mas como ainda não sei como está minha imunidade, o encontro não acontecerá. O importante é que comemoramos mais um dia dos namorados e mais um ano juntos, mesmo que dessa vez separados fisicamente. Temos uma vida toda pra viver juntos”, pontua Emily.

A declaração dela reforça os dados da pesquisa online realizada pelo Google, a qual afirma que o distanciamento social vai mudar a forma de celebrar a data para 63% dos brasileiros em 2020. O estudo foi realizado com 800 brasileiros entre os dias 18 e 20 de maio.

Os dois tem o mesmo desejo: se abraçar; mas sabem que só poderão fazer isso quando for seguro para todo mundo. O período de quarentena fez com que Emily e Carlos buscasse novos meios de se relacionar e acreditar em dias melhores; e para os que não estão com clima de comemoração, eles pedem que “sintam-se abraçados e aconchegados. Sabemos que não é muito, mas é do fundo do coração. Que o sentimento de amor e perseverança nunca morra em seus corações”. 

Foi a perseverança, inclusive, que uniu Nathália Souza, 22 anos, e João Pedro Souza, 23 anos, no final de novembro de 2017. “Eu sempre o via no ônibus que eu pegava para ir ao trabalho e ele, para faculdade. Com o desejo de conhecê-lo, teve um dia que me encorajei para sentar do lado dele e puxar conversa. Deu certo. Trocamos o número do celular e, desde então, iniciamos nossa história de amor”, revela a jovem.