
O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Territorial, Gilson Dantas, esteve na tarde desta quinta-feira (31) no geossítio da comunidade Totoró, em Currais Novos. Ele participou de uma das aulas do Curso de Agentes de Turismo Cultural e Criativo, que capacita jovens da região para atuar com turismo de base comunitária.
A formação faz parte do Projeto Geração, uma iniciativa nacional coordenada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e, no Rio Grande do Norte, com a Incubadora de Iniciativas e Empreendimentos Solidários (INICIES/UFRN). O projeto conta com recursos do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), do Ministério do Trabalho e Emprego, e tem como objetivo oferecer qualificação e oportunidades de geração de renda a jovens de 16 a 29 anos em comunidades tradicionais.
No Rio Grande do Norte, 150 jovens de sete municípios participam da capacitação, sendo 15 em Currais Novos, com aulas no povoado Totoró. Para o diretor Gilson Dantas, a iniciativa reforça o potencial econômico do turismo local e incentiva especialmente as mulheres da comunidade a compreenderem “a força motora que o turismo tem para o desenvolvimento do território”.