Educação

Educação: Estado e Prefeitura avaliam adotar testes para Covid-19 em alunos e professores

No caso de Natal, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) permitiu a reabertura das escolas particulares a partir do dia 10 de agosto

O Governo do Estado e a Prefeitura do Natal estudam incluir plano de testagem da Covid-19 para alunos e professores dentro dos respectivos protocolos sanitários para a reabertura de escolas.

As duas gestões, tanto a estadual quanto a municipal, ainda não definiram a data de retomadas das redes de ensino, mas seguem com o planejamento para reiniciar calendário acadêmico ainda este ano.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seec), que iniciou ao longo das últimas duas semanas o protocolo sanitário para a reabertura escolar, a adoção de testes para alunos e professores já foi incluída nas discussões diárias. A rede estadual de ensino tem 216 mil alunos e 14 mil professores.“Na elaboração dos protocolos de retomada, a testagem está sendo discutida. Esse protocolo está sendo feito por todas as entidades e órgãos representativos do Estado na área da educação. O texto do plano será apresentado ainda neste mês”, pontuou a assessoria de imprensa da Seec.

O plano de testagem também é discutido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A pasta já discute o assunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas não houve, até o momento, uma definição sobre o tema. O corpo gestor da educação em Natal segue com os trabalhos de elaboração dos protocolos de biossegurança, bem como os critérios técnicos para o retorno das aulas, a partir da orientação do comitê científico da Prefeitura do Natal.

O Estado previa retomar as atividades presenciais nas escolas do Rio Grande do Norte no dia 17. No entanto, após recomendação do Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19, a governadora Fátima Bezerra (PT) decidiu por cancelar a data de reabertura das salas de aula na semana passada. Ainda não previsão de quando o calendário estadual será retomado.

No caso de Natal, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) permitiu a reabertura das escolas particulares a partir do dia 10 de agosto. Entretanto, após forte pressão popular, ele foi demovido da ideia. O Município também não definiu datas para reabrir a escolas da capital. A rede municipal tem 58 mil alunos.