Eleitores dos municípios de Canguaretama e Pedro Velho – cidades que fazem parte da 11ª Zona Eleitoral-, voltam às urnas no próximo dia 27 deste mês. Os novos pleitos foram convocados porque os candidatos eleitos em 2020 tiveram os mandatos ou os registros cassados pela Justiça Eleitoral.
Eleitores vão escolher prefeitos após cassação dos eleitos no pleito anteriorEleitores dos municípios de Canguaretama e Pedro Velho (11ª Zona Eleitoral) voltam às urnas no dia 27 deste mês. Os pleitos suplementares se devem às cassações dos prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2020. De acordo com resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), só poderão votar na escolha dos novos prefeitos e vice-prefeitos, os eleitores cadastrados e com domicílio eleitoral nos dois municípios até 29 de junho de 2022, que chegam a 35 mil eleitores nos dois municípios.
Canguaretama tem 24.006 eleitores, que devem votar em alguma das 80 seções em 19 locais de votação, enquanto que, Pedro Velho tem 11.605 eleitores, organizados em 43 seções eleitorais e em 9 locais de votação.
Em Canguaretama, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a cassação do prefeito Wellinson Ribeiro e da vice-prefeita, Maria de Fátima Moreira. Wellinson foi considerado inelegível devido a uma condenação criminal na Justiça Federal por crime contra a fé pública. Para as eleições suplementares, o cartório eleitoral do município registrou três candidaturas para o cargo de prefeito.
Já em Pedro Velho, a prefeita Dejerlane Macedo e o vice-prefeito Inácio Rafael da Costa, tiveram seus diplomas cassados por abuso de poder político. Para a nova eleição suplementar, quatro candidatos registraram candidaturas.
Todos os pedidos de registros de candidatos aguardam julgamentos da parte da juíza da 11ª zona eleitoral, Daniela do Nascimento Cosmo.
As campanhas eleitorais dos candidatos se encerram dia 24, embora seja permitida propaganda na internet até o dia 25.
Entre os candidatos de Pedro Velho, está o Pedro Gomes Júnior, o “Júnior Balada”, que ficou em segundo lugar nas eleições de 2020, perdendo a eleição para “Dejinha”, que depois foi cassada e substituída pela presidente da Câmara Municipal, Francisca Edna de Lemos, que é candidata à reeleição.
Já em Canguaretama, o prefeito João Wilson Ribeiro, que presidia a Câmara Municipal, assumiu a prefeitura com o afastamento do irmão, Wellinson Dantas Ribeiro e disputa a reeleição contra dois candidatos de oposição.
Números
24.006 eleitores estão aptos a votar em Canguaretama.
11.605 eleitores estão aptos a votar em Pedro Velho.
Candidatos nas eleições suplementares
Eleição em dois municípios
CANGUARETAMA
-Coligação “A verdadeira mudança”Ana Célia Felipe de Oliveira (União Brasil), prefeitaThawesley Inácio da Silva (PRTB), vice
-Coligação “Agora é a vez do povo”Márcio de Vasconcelos (PDT), prefeitoLeandro Varela Santos (PSDB), vice
-Coligação “Trabalho e compromisso”João Wilson de Andrade Ribeiro Filho (PTB), prefeitoMaria de Fátima Moreira (PODE), vice
PEDRO VELHO
-Coligação “Forte é o povo”Francisca Edna de Lemos (PSB)Rejane Maria de Lima Costa (PL), vice
-Coligação “Pedro Velho para todos”Pedro Gomes da Silva Júnior (União Brasil), prefeitoJosé Maurício de Souza Medeiros (União Brasil), vice
-AvanteCledenilson Valdevino Moreira, prefeitoMaria da Conceição de Lima, vice
-Federação PSOL/REDEJosé Wilson da Silva (PSOL), prefeitoTito Lívio Bezerril Luz (PSOL), vice
Tribuna do Norte