O Ecossistema Local de Inovação de Currais Novos (ELI Currais Novos) recebeu no último final de semana, na sede do Sebrae, o deputado estadual Francisco do PT. Na ocasião, representantes da governança do ecossitema apresentaram os trabalhos que vem sendo realizados e receberam um aceno positivo do parlamentar em relação à agenda de inovação que vem sendo desenvolvida na região.
Francisco se comprometeu a propor uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), reunindo atores de todos os ecossistemas de inovação do estado, representantes do poder público e população geral para ampliar o debate sobre como a sociedade pode agir, de maneira conjunta, para proporcionar ambientes que favoreçam a atividade empreendedora, facilitando o ambiente de inovação.
Apresentaram o projeto para o parlamentar a analista técnica do Sebrae, Edinete Nascimento, e o vereador por Currais Novos, Mattson Ranier. Após conhecer o projeto, Francisco elogiou as iniciativas e se comprometeu em trabalhar junto ao ecossistema para ampliar o cenário de inovação que vem sendo praticado a nível estadual.
A presença de figuras públicas no ecossistema de inovação é um reforço para que as ações sejam ainda mais ampliadas no objetivo comum, que é o desenvolvimento da região para facilitar a atividade empreendedora. Além do poder público, os ELIs preconizam a participação de integrantes da iniciativa privada e academia, abarcando três importantes setores da sociedade que se beneficiam diretamente dessa agenda.
O que é o ELI?
Os ecossistemas de inovação são polos que reúnem e integram a infraestrutura ao capital humano e financeiro para favorecer ambientes de pesquisa e desenvolvimento que buscam solucionar dores latentes de mercado, criando novos produtos, serviços e projetos que atendam à tais necessidades.