Diversos

Em parceria com grupo Neoenergia, Projeto Elefante Cultural termina temporada em Currais Novos

Projeto leva arte popular e cultura aos municípios do Rio Grande do Norte e promove o Prêmio Artista Cidadão – Foto: divulgação

Após percorrer seis municípios levando arte e cultura popular, com foco na formação de artistas, além de promover o desenvolvimento da economia criativa, o Projeto Conexão Elefante Cultural, apoiado pelo Instituto Neoenergia, encerrará a temporada 2022 em duas cidades do Seridó. A partir deste sábado (15) até a próxima terça-feira (18), a Trupe da Luz se apresenta em Campo Redondo. Da quarta-feira (19) até o sábado (22), os artistas se despedem da turnê, iniciada em agosto, se apresentado para o público de Currais Novos.

Para Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia, a realização do projeto em oito cidades potiguares acontece em um momento muito importante nos 60 anos de história da Neoenergia Cosern. Nos últimos 25 anos, a empresa se consagrou como a maior apoiadora da cultura norte-rio-grandense com mais de 300 projetos contemplados em editais.

O Conexão Elefante Cultural, um dos vários projetos apoiados pelo Instituto Neoenergia por meio do edital Transformando Energia em Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, começou a rodar o Rio Grande do Norte nesta semana. A primeira cidade a receber a caravana foi Alexandria, no Alto Oeste, no início de agosto. De lá para cá, os artistas que integram a Trupe da Luz se apresentaram em Riacho da Cruz, Senador Elói de Souza, Paraú, Grossos e Lajes Pintadas.

Sob o comando da diretora Diana Fontes, os artistas desenvolvem oficinas nas áreas de arte-comunidade, cena, música, reuso de material e audiovisual. Essa ação tem como público-alvo estudantes e educadores. Durante a passagem pelos municípios, também são realizadas oficinas artísticas para crianças e adolescentes da rede pública e projetos sociais, palestras sobre empreendedorismo cultural e elaboração de projetos, intervenções urbanas através da criação de mural artístico, cortejo e instalação cênica em praça pública.

Na edição 2022, o projeto conta com equipe formada por Diana Fontes (cena), Danilo Guanais (música), Jhoão Junnior (arte-comunidade), André Rosa (audiovisual), Leonardo Prata (customização plástica) e os intérpretes Álvaro Dantas e Thaíse Galvão.

Prêmio Artista Cidadão

Além das atividades de cunho formativo, o Conexão Elefante Cultural também realiza, em 2022, o Prêmio Artista Cidadão. A láurea tem o objetivo de oportunizar aos selecionados, a concretização do sonho de contribuir com a sua comunidade através da cultura.

Um projeto de cada cidade da circulação será selecionado e receberá mentoria de artistas consolidados na cena potiguar e suporte financeiro para execução.

O prazo para inscrição no Prêmio Artista Cidadão está atrelado à data de circulação do projeto nos municípios. Durante a passagem pelas cidades, será realizada uma oficina específica para auxiliar os interessados na elaboração das propostas. O edital com todas as informações sobre o prêmio está disponível no linktr.ee/conexaoelefantecultural

Cronograma de Circulação – Trupe da Luz

Campo Redondo: 15 a 18 de outubro

Currais Novos: 19 a 22 de outubro