Rio Grande do Norte

Emparn orienta visitantes sobre qualidade da água durante a 16ª Fenacam

A Fenacam é considerada um dos maiores eventos de Carcinicultura e Aquicultura do Brasil e América Latina

De 13 a 15 de novembro, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) participa, no Centro de Convenções de Natal, da XVI Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura, que acontece durante a programação da XVI Feira Nacional do Camarão (Fenacam).

 Os visitantes contarão com orientações sobre a coleta adequada de materiais para monitoramento bem como informações sobre os serviços realizados pelo Laboratório de Análise da Emparn que faz análise de água, solo, plantas adubos orgânicos e rações para consumo animal.

“Uma equipe de técnicos estará no local orientando os produtores sobre a importância da análise da qualidade da água para obtenção de melhores desempenhos em qualquer produção ligada à aquicultura”, destacou o Diretor Presidente da Emparn Rodrigo Maranhão.

Os estandes da Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura funcionam das 14h às 22h. A programação do evento conta ainda com XVI Simpósio Internacional de Carcinicultura e XIII Simpósio Internacional de Aquicultura das 8h30 às 13h; Festival Gastronômico de Frutos do Mar das 12h às 15h e XVI Sessões Técnicas e Científicas – Aquicultura e Carcinicultura das 14h30 à 18h.

Abertura da Fenacam

A solenidade de abertura da Fenacam acontece hoje (12) às 19h. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), conta com o patrocínio do Governo Estadual, por intermédio da Sape e Programa Governo Cidadão, via Banco Mundial.

A Fenacam é considerada um dos maiores eventos de Carcinicultura e Aquicultura do Brasil e América Latina.

Saiba Mais

Qual a importância de monitorar a água na piscicultura?

Por se desenvolver no ambiente aquático, a aquicultura pode ser considerada uma das atividades produtivas de maior complexidade nas interações entre os meios físicos, químicos, biológicos e climáticos. Por isso, deve-se monitorar a qualidade da água no cultivo, pois a água possui todas as características químicas, físicas e biológicas que interagem individualmente ou coletivamente, influenciando o desempenho da produção.

Laboratório

Realizando análises de água, solos, plantas, adubos orgânicos e calcário, além de rações para consumo animal, o laboratório da Emparn funciona no prédio-sede, no Jiqui, em Parnamirim/RN, e está aberto para serviços aos órgãos públicos, empresas privadas e produtores rurais. A Sala de Instrumentos está equipada com tecnologia de ponta essenciais para determinação das diversas amostras.

O laboratório funciona de segunda à sexta das 07h30 às 13h30