Especialidade em corte rápido, qualidade e agilidade no atendimento foram características que levaram o barbeiro de Natal, Daniel Dantas Demétrio, 45 anos, a ser o grande vencedor da 1ª edição do Prêmio Navalha de Ouro, uma das principais premiações para barbeiros e cabelereiros de todo o Brasil. “É uma conquista que consolida meu trabalho. Fico muito feliz pelo prêmio” definiu o profissional. A premiação foi concedida pelo Instituto Tesoura de Ouro, fundado em 1996.
Essa foi a primeira vez que o instituto veio ao Nordeste para premiar barbeiros dos estados da região. Daniel foi o único profissional de Natal premiado e um dos dois do Rio Grande do Norte. O barbeiro venceu nas categorias “Técnicas de Tesoura” e “Corte Rápido”.
“Fico feliz em ser premiado nessas duas categorias porque valoriza tanto os profissionais que respeitam o uso da tesoura, técnica que requer perícia e cuidado, ao passo que também aprecia barbeiros especialistas na agilidade e velocidade dos cortes rápidos. Isso mostra que é possível fazermos cortes modernos e sofisticados tanto com a tesoura quanto com as máquinas modernas”, explica.
O anúncio para a conquista de Daniel foi uma surpresa, visto que a prova que reuniu as notas para o prêmio foi feita sem ele saber, como se fosse um atendimento rotineiro no seu salão, que fica na Galeria Barão da Rio Branco, Cidade Alta, um dos principais corredores comerciais de Natal. Por atuar num ponto que conta com alto fluxo de pessoas, o corte rápido é um dos preferidos dos clientes, que vão desde bancários, assessores parlamentares, comerciantes e trabalhadores em geral, em cortes que podem ser feitos em até 5 minutos.
“O serviço de barber flash atrai todos os segmentos justamente pela agilidade e velocidade e para aqueles clientes que têm pouco tempo para cuidar da beleza. Vim para a Cidade Alta por causa disso, porque essa técnica atrai esses profissionais que geralmente querem um corte para voltar ao trabalho em pouco tempo”, reforça.
Para conquistar o prêmio, o barbeiro que é paulista radicado em Natal, conta que foram levados em consideração fatores como conhecimentos técnicos, rapidez e agilidade no corte, organização do salão, equipamentos modernos e qualidade no atendimento.
A conquista foi ainda mais celebrada por Daniel Dantas fato dele ser barbeiro há pouco mais de três anos, inspirado na sua mãe, que foi cabelereira, e na esposa, que também já atuou na área. Atualmente, Daniel promove cursos em seu salão de beleza, com uma imersão de 70 horas para profissionais desde iniciantes a experientes, com cursos de técnica de tesoura, máquina, barba, corte rápido, marketing, gestão, entre outros. A perspectiva de Daniel, além das capacitações, é expandir seu negócio na área da barbearia executiva.
“Meus alunos fazem uma imersão aqui no salão e posteriormente vão para o shopping popular da Cidade Alta aplicar na prática o que aprenderam, na nossa Barbearia-Escola. Lá aplicamos o valor social, com preços mais baratos para o pessoal, e o aluno já começa a ter seu retorno financeiro por lá”, finaliza Daniel Dantas.