A Medida Provisória 984/20, também conhecida como a lei do mandante, desde que foi publicada, no dia 18 de junho, tem gerado polêmica entre clubes e grande emissoras de TV. Na última segunda-feira (20), clubes da elite e das demais séries do Campeonato Brasileiro manifestaram apoio à liberdade de transmitir ou negociar a exibição das suas partidas, enquanto mandantes.
O Campeonato Potiguar já tem retorno agendado para o dia 12 de agosto, mas devido à pandemia do novo coronavírus, a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) estabeleceu em seu protocolo a retomada das atividades com os portões dos estádios fechados para os torcedores. Para o acesso do público às partidas, ABC e América planejam formas de transmitir as últimas partidas do estadual, com o auxílio da MP.
Com a venda dos diretos de transmissão, na maioria das ocasiões, feitas em blocos de times, as copas do Brasil e do Nordeste já têm seu vínculo destinado para determinadas emissoras e plataformas. A série D, competição que contará com quatros times do RN em 2020, comumente fecha acordo com a plataforma online MyCujoo.
A FNF chegou a negociar em 2018 os direitos das duas divisões do Estadual com a MyCujoo, mas o planejamento de transmitir até 450 partidas na plataforma em três anos não teve sequência. De acordo com o presidente da Federação, José Vanildo, em entrevista ao Agora RN, as negociações serão realizadas para que emissoras de TV possam assumir a cobertura dos jogos durante a finalização do campeonato. “Ainda entraremos em negociação para que os jogos sejam transmitidos na TV. Iremos nos organizar para que, através do marketing, possamos reinventar o futebol do Estado”, disse.
Em contato com a entidade, a reportagem apurou que nenhuma reunião sobre transmissões foi realizada até o momento.
Para o presidente do América, Leonardo Bezerra, a Medida Provisória apresenta aspectos positivos e negativos. O executivo acredita que a MP possa dar mais fortalecimento no projeto de transmissões já realizado pelo clube, mas também pode desamparar em questões de negociações nos cenários regional e nacional, caso os times tenham que fechar acordos individuais. Leonardo acredita que talvez as receitas possam ser inferiores.
“O América acha que nesse momento a MP vem para fortalecer um clube que quer trabalhar, que sempre vai atrás das suas transmissões em busca de arrecadar com sua imagem. É uma ‘faca de dois gumes’, pois acho que no cenário local o América pode ser beneficiado, mas em um cenário maior, como o regional ou o nacional, poderíamos ser prejudicados se fossemos negociar sozinhos. A negociação geralmente é em bloco, pois você normalmente ganha mais. O América faturou R$ 1, 5 milhão apenas nas transmissões da Liga do Nordeste. Mas será que sozinho o clube conseguiria vender seus jogos a este preço? Acho difícil. Devemos tentar fechar um bloco de clubes do mesmo nível ou acima, para melhorar nosso poder de vendas ou de patrocínios. O América pensa em fazer transmissões, principalmente quando tivermos direito”, explicou.
Um dos principais canais de transmissão do América é a TV Mecão, no Youtube. Séries sobre o clube, treinos, resenhas, apresentações de jogadores e exibições jogos são veiculados pelo canal, que já contabiliza mais de 26 mil inscritos. Apesar da possibilidade de utilizar o Youtube, outras plataformas serão estudadas para que o torcedor alvirrubro possa acompanhar os jogos.
Assim como o time americano, o ABC também utiliza o Youtube como um dos principais canais para a exibição das suas partidas e outras atividades da equipe. O clube alvinegro já possui mais de 18 mil inscritos e realizou diversas campanhas para reviver jogos antigos durante a pandemia, em que conquistou mais de 16 mil acessos em uma delas.
De acordo com a assessoria do clube, também está sendo estudada a possibilidade de ser utilizada uma nova plataforma para estas transmissões. O interesse do alvinegro é de também levar ao torcedor a imagem dos jogos, para que a marca do clube seja explorada e expandida através da MP.