Os ingressantes do período 2024.1 do curso de Licenciatura em História, do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN), realizaram, entre julho e agosto, uma série de atividades de campo. O objetivo foi proporcionar aos estudantes um contato externo à universidade, para refletir sobre os saberes relacionados ao exercício da profissão.
As ações ocorreram no Rio Grande do Norte, nas cidades de Carnaúba dos Dantas, Caicó, Natal e Parelhas; e na Paraíba, em Picuí. A idealização e a realização das viagens ficaram a cargo de três professores do Departamento de História do CERES: Helder Macedo, Michel Rocha e Alda Medeiros. Eles são responsáveis pelas disciplinas de Metodologia da História; Pré-História; e Antiguidades Afro-asiáticas, respectivamente.
Em campo, os graduandos foram estimulados a refletir sobre a importância de conhecer os espaços do patrimônio cultural da região em que vivem, destacando a relevância da identificação com seus lugares de origem. Foram incentivados a experienciar saberes diversos, desde o senso comum, passando pelo conhecimento religioso e filosófico, até o conhecimento científico, todos conectados aos contextos das comunidades visitadas.
Foram discutidos temas como lugares de memória das regiões visitadas, questões ambientais, sítios arqueológicos, reservas ambientais e o uso das vegetações nativas na medicina popular.
Docentes egressos do curso de história colaboraram com as atividades por meio de rodas de conversa. Houve a participação dos professores Filipe Viana da Silva, em Caicó, Antônio Batista Dantas Neto, em Carnaúba dos Dantas, e Antônio Batista Dantas Neto, em Parelhas. Os debates trataram de dilemas da profissão, questões de aperfeiçoamento curricular e também a implementação e adaptação do currículo ao Novo Ensino Médio.