Política

Fábio Dantas e Rogério Marinho terão os maiores tempos na TV no RN

Juiz da 2ª Zona Eleitoral, Jussier Barbalho Campos, presidiu a audiência que definiu tempos de TV e rádio. Foto: Cedida

Com 4 minutos e 57 segundos, o candidato a governador da coligação “Muda RN”, Fábio Dantas (Solidariedade), terá o maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e TV, que começa dentro de uma semana, na sexta-feira (26), e vai até até o dia 29 de setembro, três dias antes das eleições de 2022.

O segundo maior tempo de propaganda no rádio e TV, com 52 segundo a menos do que Dantas, ficou com a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à reeleição, governadora Fátima Bezerra, que contará com 4 minutos e cinco segundos para expor seu plano de governo para os próximos quatros.

Atrás dos dois estão o candidato Danniel Morais (PSOL), com 30 segundos e a candidata Clorisa Linhares (PMB), com 27 segundos. 


Senado
Para a campanha eleitoral de senador, o maior tempo de propaganda no rádio e na TV ficou com o candidato do Partido Liberal (PL), ex-ministro Rogério Marinho, que terá 2 minutos e 12 segundos. Em seguida, vem o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), com 1 minuto e 49 segundos.
Os demais candidatos a senador terão os seguintes tempos: Rafael Motta (PSB), 29 segundos; Geraldo Pinho (Podemos), 16 segundos e Freitas Júnior (PSOL), 12 segundos.


O juiz da 2ª Zona Eleitoral, Jussier Barbalho Campos, presidiu, na manhã de ontem, a audiência pública que definiu os tempos de TV e rádio no chamado horário eleitoral gratuito, e acatou pedido do advogado Altair da Rocha Filho, representante da coligação “O melhor vai começar”, integrada pela federação de partidos  (PT/PV/PC do B) e MDB/PDT/PROS/Republicanos),  sobre a redistribuição do tempo disponível do Podemos, que renunciou ao direito de participar da propaganda eleitoral por solicitação do presidente de sua Executiva Estadual, advogado Felipe Madruga.


Candidato a governador do Podemos, o senador Styvenson Valentim já havia anunciado que não se utilizaria da propaganda tradicional, concentrando sua atuação político-eleitoral nas redes sociais. “Mas não renunciamos ao tempo de propaganda para deputados e senador”, disse Madruga.


Outros quatro candidatos ao governo nas eleições de outubro no Rio Grande do Norte ficaram de fora da distribuição do tempo da propaganda eletrônica, vez que os seus partidos não ultrapassaram a cláusula de barreira e não elegerem nenhum deputado federal nas eleições de 2018: Bento (PRTB), Nazareno Neris (PMN), Rodrigo Vieira (DC) e Rosália Fernandes (PSTU).


Somente tinham direito a partilha do tempo de mídia, os partidos que contavam com bancada eleita em 2018: a coligação “Frente da Mudança” (PMB/Patriota), com nove deputados; a coligação “O melhor vai começar”, com 169 deputados; a coligação “Muda RN” (SD/União Brasil/PL/PP/PSC/PSD) e a federação PSOL-REDE, 11 deputados.


Da mesma forma, outros cinco candidatos ao Senado da República – Dario Barbosa (PSTU), Marcelo Guerreiro (PRTB), Pastor Silvestre (PMN), Marcos do MLB (UP) e Veterinária Shirlei Medeiros (DC), não têm direito ao tempo de propaganda, porque os partidos não contavam com representação na Câmara dos Deputados em 2018.


O juiz Jussier Barbalho Campos ainda sorteou, ontem, a ordem de veiculação dos partidos e candidatos no primeiro dia de veiculação da propaganda eleitoral, bem como anunciou as emissoras de rádio e TV que se responsabilizarão pela “cabeça de rede” e geração de imagens para os outros veículos. 


Os representantes das emissoras apresentaram, voluntariamente, a TV Bandeirantes e TV Tropical, como titular e suplente e as rádios 96 FM e 94 FM, também como titular e suplente, como responsáveis pela geração da mídia que vão receber dos partidos, coligações partidárias e candidatos aos cargos de governador, senador e deputados, federal e estadual.


Pelo sorteio efetuado ontem no TRE, a candidata Clarisa Linhares abre a propaganda no rádio e TV, seguida pelos candidatos Fátima Bezerra, Fábio Dantas e Daniel Morais. Para o Senado, a ordem de veiculação ficou assim – Rafael Motta, Rogério Marinho, Freitas Júnior, Carlos Eduardo Alves e Geraldo Pinho.


Em relação ao pleito proporcional, os partidos com maiores tempos de TV e rádio são para deputado estadual,  União Brasil, 1 minuto e 46 segundos e a Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PC do B), com 1 minuto e 36 segundos e para deputado federal, a Federação Brasil Esperança, 1 minuto e 40 segundos e União Brasil, 1 minuto e 55 segundos. 


Os demais partidos que concorrem a cargos na Câmara Federal e Assembleia Legislativa têm menos de 60 segundos.


Tempo dos candidatos de propaganda eleitoral no rádio e televisão:

Fonte: Justiça Eleitoral
GovernadorF

Fátima Bezerra (PT) – 4m05s

Fábio Dantas (SD) – 4m57s

Clorisa Linhares (PMN) – 27s

Daniel Morais (PSOL) – 30s
Senador

Rogério Marinho (PL)) – 2m12s

Carlos Eduardo (PDT) – 1m49s

Rafael Motta (PSB) – 29s

Geraldo Pinho (Podemos) – 16s

Freitas Júnior (PSOL) – 12s