A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentou o balanço da Operação Nossa Senhora Aparecida 2020, iniciada a 0h da última sexta (9) e finalizada na segunda (12).
Nesse período, foi registrado um total de 15 acidentes nas BRs que cortam o estado, quatro deles, com ocorrências graves, resultando em 16 pessoas feridas e uma morte durante a Operação. Na análise da PRF, os acidentes foram motivados por diversos fatores, especialmente relacionados ao comportamento do condutor.
Durante a operação, 33 motoristas foram autuados por alcoolemia ao volante, sendo dois deles presos pelo crime de embriaguez. Outras 75 pessoas entre motoristas e passageiros foram flagrados e autuados pelo não uso do cinto de segurança, obrigatório para todos os ocupantes do veículo.
Para garantir segurança, conforto e mobilidade aos usuários das rodovias federais do Rio Grande do Norte, a PRF contou, direta e indiretamente, com um reforço no seu efetivo. Os esforços do policiamento qualificado resultaram na fiscalização de 4.754 pessoas e 4.230 veículos. E para coibir a perigosa combinação de álcool e direção, os agentes realizaram mais de 451 testes do etilômetro.
O órgão informou que as ações se voltaram ao monitoramento dos indicadores de esforços, criminalidade e acidentalidade, especialmente com o reforço de efetivo para o policiamento ostensivo preventivo, em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e ocorrências criminais.