A convite da Secretaria Estadual de Educação, o deputado estadual Francisco do PT foi palestrante, na sexta-feira (20), em dois eventos, um em Macau e outro em João Câmara, promovidos pelas suas respectivas diretorias regionais, para debater seu projeto de Lei “Escola Democrática”.
A primeira parada foi em Macau, onde participou do “I Ciclo de Diálogos e Debates”, realizado pela 6ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC). “A Lei da Escola Democrática, Nº 10.569/2019, da autoria do nosso mandato, visa garantir a liberdade e igualdade de condições para acesso e permanência na escola, a liberdade de aprender e ensinar, o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, o respeito à liberdade e apreço à tolerância, dentre outros”, ressaltou Francisco do PT para uma plateia composta por educadores e a população local.
Para a secretária adjunta de Educação do RN, Márcia Gurgel, a Lei da Escola Democrática é estratégia, pois vem na direção do fortalecimento da gestão democrática nas escolas. “O deputado Francisco está de parabéns. Esse projeto é estratégico, pois garante ao professor a liberdade de expressão, a liberdade posição, a liberdade de divergência, e permite que as escolas construam assim projetos mais autônomos de desenvolvimento do ensino. É uma lei que vem consolidar o debate já iniciado nas escolas sobre a gestão democrática”, ressaltou.