A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO reconheceu, no dia de hoje (13/04), o Geoparque Seridó como um território de relevância geológica internacional. A partir desta quarta-feira (13), esse território rico nos aspectos naturais e culturais, associados ao povo seridoense passa a fazer parte oficialmente do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO.
A cidade de Carnaúba dos Dantas é um dos municípios que compõe este geoparque. Conhecida pela peregrinação ao Monte do Galo, Castelo Di Bivar e pela existência de sítios arqueológicos, Carnaúba dos Dantas se destaca pela culinária peculiar além de ser conhecida como a terra da música. Em suas redes sociais o prefeito Gilson Dantas, vibrou com a chancela da Unesco. “O Seridó está feliz por este dia histórico. Foram anos e anos de muito trabalho e hoje recebemos este reconhecimento mundial. É uma virada de chave, agora temos o terceiro geoparque do Brasil, o Geoparque Seridó. Com muito orgulho nossa Carnaúba dos Dantas compõe estas cidades que fortalecem o turismo do interior do Rio Grande do Norte”, contou.
O resultado positivo coloca o Geoparque Seridó na seleta lista de Geoparques Mundiais da UNESCO, que passa a contar com 177 geoparques em 46 países de todo o mundo, além de incluí-lo também na Rede de Geoparques Mundiais.
Os municípios que formam o Geoparque Seridó são: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas consorciados entre si, com mais de cem mil pessoas que vivem numa região emoldurada por um patrimônio geológico único e belo, de relevância internacional.