A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), negocia com o governo de São Paulo a aquisição de doses da vacina CoronaVac para imunização da população do estado potiguar.
Por meio das redes sociais, Fátima Bezerra informou que conversou com o governador de São Paulo, João Dória, e iniciou as tratativas com Dimas Covas, diretor do Instituto Butatan. Ambos são os responsáveis pela viabilização da produção da vacina CoronaVac em solo brasileiro.
A gestora estadual está em Brasília, nesta terça-feira (8), para reunião do Fórum dos Governadores com o Ministério da Saúde para tratar do plano nacional de vacinação da população do Brasil. O RN não possui um plano para produção de vacinas em fases de teste, porém a, segundo o governo, estratégia é estar à na logística, para recebimento, distribuição e aplicação de vacinas contra a covid-19. Os governadores cobram do governo federal um plano nacional sobre o assunto.
Pelo menos 9 estados já apresentaram interesse na aquisição da vacina CoronaVac. O Governo de São Paulo anunciou que o plano de vacinação com a CoronaVac começa no dia 25 de janeiro de 2021 e o primeiro grupo a ser imunizado contra o coronavírus contará com profissionais de saúde, indígenas, quilombolas e idosos acima de 60 anos, público que soma 9 milhões de pessoas em São Paulo. De acordo com João Dória, pessoas de outros estados, que estiverem em São Paulo, poderão ser vacinadas.
Produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a vacina ainda está na terceira fase de teste, em que a eficácia precisa ser comprovada antes de ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão do governo de São Paulo é a de que os documentos sobre a CoronaVac sejam entregues à Anvisa no dia 15 de dezembro.