Diversos

Governo anuncia local de construção do novo estádio de futebol no interior do RN

Foto: Reprodução

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou oficialmente o local onde será construído o novo estádio de futebol de Mossoró. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra, em evento realizado na manhã deste sábado (17), com a presença de lideranças políticas e desportivas da região. O novo equipamento, que será construído no bairro Abolição II, representa um marco histórico para o esporte mossoroense, que enfrenta há mais de três anos a ausência de um espaço adequado para a realização de competições oficiais.

“Nosso governo tomou uma medida decisiva. Sem isso, não existiria nenhuma possibilidade de prosperar o projeto, que é Mossoró ter sua praça de esporte, seu estádio de futebol”, disse a governadora, referindo-se ao terreno, em local privilegiado da cidade. “Temos terreno e temos projeto. Os próximos passos são no sentido de concretizar esse sonho. E quero deixar claro: no que depender da governadora, em breve Mossoró terá uma praça de esportes à altura da história e da trajetória do futebol e do povo de Mossoró”, afirmou Fátima.

A governadora citou outros programas e ações de incentivo ao esporte profissional e amador, como o Nota Potiguar. “No ano passado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, disponibilizamos mais de R$ 7 mil, beneficiando muitas associações. E o Nota Potiguar tem dado apoio decisivo aos clubes.” Fátima aproveitou para lembrar que na próxima semana será dada a ordem de serviço do primeiro trecho da duplicação da BR-304, que vai de Mossoró a Assu.
O terreno onde será erguido o estádio tem 78,5 mil metros quadrados. Inicialmente o estádio terá lugar para 5 mil torcedores sentados, que é a capacidade mínima exigida pela CBF para jogos de campeonatos nacionais segunda e terceira divisões. Mas pode chegar a 15 mil ao longo do tempo.

“A primeira etapa contempla tudo o que diz respeito a parte de apoio: vestiários, banheiros, área administrativa, área técnica, área para arbitragem, área para todo o apoio e o próprio campo de futebol, e uma grande esplanada onde teríamos o estacionamento”, explicou o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho. “Então, temos a previsão de contratação até o final do mês de janeiro, e mais 90 dias para que tenhamos esses projetos, e aí, sim governadora, passaremos a tratar da nossa PPP [Parceria Público-Privada] para a execução desse importante equipamento esportivo”, reforçou.

O presidente do Baraúnas, Lima Neto, disse “que é com muita satisfação que a gente vem aqui receber esse anúncio e eu acho que isso agrada aos olhos do clube e da torcida; e dizer que a gente torce que todos os passos sejam dados, que tudo seja encaminhado e que em breve nós tenhamos aqui a nossa praça desportiva que tanto a população do Mossoró pede”.
Por sua vez, o representante do Potiguar, Djalma Freire Júnior, enfatizou em seu discurso que “a gente vem celebrar esse momento importante para o futebol de Mossoró, haja vista a carência de uma praça esportiva, e os clubes estão sofrendo ao longo de alguns anos, e parabenizo a governadora a iniciativa, pelo início desse sonho que vai se realizar – não temos dúvida disso – porque Mossoró precisa de uma praça esportiva, nesse descaso que foi feito com os clubes da cidade e com o futebol de Mossoró, e a senhora está fazendo esse reparo”.

Por não ter um estádio em funcionamento em Mossoró, o Potiguar enfrentou o ABC pelo campeonato estadual, quarta-feira (14), no Estádio Francisco Antônio da Costa, conhecido como “O Fião”, em Serra do Mel.

Contextualização
A construção do novo estádio surgiu a partir de uma conversa preliminar entre os presidentes dos dois principais clubes da cidade, Potiguar e Baraúnas, com o secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, e a governadora Fátima Bezerra, em outubro do ano passado.

Inicialmente, a proposta previa a construção do estádio em um terreno pertencente à UERN, nas proximidades do Hospital da Mulher. A governadora determinou, então, a criação de uma comissão formada pela Secretaria de Infraestrutura, UERN e representantes dos clubes, sob a coordenação do secretário Cadu Xavier, com a missão de elaborar o projeto, realizar o orçamento e definir a área mais adequada para a edificação.
Presente à solenidade, neste sábado, Cadu lembrou que o momento é de mais uma realização “do governo que tem como característica ouvir a sociedade. E nós, dialogando com os representantes dos clubes daqui de Mossoró, abraçamos esse projeto, que é muito importante para o fortalecimento do esporte na cidade e no Estado.”

O projeto elaborado e aprovado pela equipe de engenharia do Estado conta com recursos de uma emenda parlamentar da deputada estadual Isolda Dantas, no valor de R$ 165 mil. “O esporte em Mossoró não é só o futebol tradicional. Temos o feminino, o esporte amador. Sinto imensa felicidade de ter regado, com nossa emenda, a plantinha do sonho de ter uma praça de esporte para Mossoró chamar de sua, para os times poderem treinar aqui, para a gente poder assistir aos jogos aqui. Teremos uma bela praça de futebol para a gente vibrar com as vitórias dos nossos times. Estou feliz demais. É um dia para ficar na história”, comemorou a deputada Isolda Dantas

Nogueirão
Em Mossoró, o Estádio Leonardo Nogueira, o Nogueirão, inaugurado em 4 de junho de 1967, está interditado há quase dois anos e enfrenta problemas jurídicos e estruturais, deixando os clubes locais sem possibilidade de mando de campo. Atualmente, o Potiguar, um dos principais times da cidade, tem mandado seus jogos no município de Serra do Mel.

O anúncio do novo estádio reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do esporte e com a valorização da tradição futebolística de Mossoró, cuja história teve início oficialmente em 1919, com a criação da Liga Mossoroense de Futebol e do Humaitá Futebol Clube, seguida pelo surgimento do Ipiranga Esporte Clube, em 1920.

Participaram da solenidade os secretários Cadu Xavier, da Fazenda do RN; Gustavo Coelho, da Infraestrutura; e Alexandre Lima, de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar; deputados estaduais Isolda Dantas e Ivanilson Oliveira; reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cicília Maia, e o vice-reitor da instituição de ensino superior, Chico Dantas, além das vereadoras de Mossoró, Marleide Cunha e Plúvia Oliveira, e a vereadora da cidade do Natal, Samanda Alves.