Alerta

Homens mais instruídos participam mais dos afazeres domésticos

A realização de afazeres domésticos é mais alta entre homens com curso superior completo (86%) e menor entre aqueles sem instrução ou com o ensino fundamental incompleto (70,1%).

Em 2022, no RN, a taxa de realização de afazeres domésticos foi de 78,3% entre as pessoas sem instrução ou com fundamental incompleto e 90,6% entre aquelas com superior completo, uma diferença de 12,3 p.p.  Entre os homens, a diferença é ainda maior: 15,9 p.p., enquanto entre as mulheres essa diferença foi de 6,3 p.p.

Pequenos reparos é a única atividade em que os homens predominam

Entre 2019 e 2022, houve maior crescimento no percentual de potiguares que realizaram os seguintes afazeres domésticos no próprio domicílio: fazer pequenos reparos ou manutenção do domicílio, do automóvel, de eletrodomésticos ou outros equipamentos, crescimento de 6,7 p.p.; cuidar da organização do domicílio (pagar contas, contratar serviços, orientar empregados, etc.), crescimento de 4,0 p.p.); e cuidar dos animais domésticos, crescimento de 2,7 p.p. Houve, no entanto, decréscimo no percentual de pessoas realizando as seguintes atividades: preparar ou servir alimentos, arrumar a mesa ou lavar louça (-3,8 p.p.) e cuidar da limpeza ou manutenção de roupas e sapatos (-1,3 p.p.).

Em 2022, as atividades ligadas a preparar ou servir alimentos, arrumar a mesa ou lavar a louça; cuidar da limpeza ou manutenção de roupas e sapatos; e limpar ou arrumar o domicílio, a garagem, o quintal ou o jardim ainda estavam concentradas nas mulheres. Já nos pequenos reparos ou na manutenção do domicílio, do automóvel de eletrodomésticos ou outros equipamentos, os homens (53%) tinham maior percentual de realização que as mulheres (25%), única atividade em que há maior participação masculina do que feminina.

Ponta Negra News