Rio Grande do Norte

Idosos poderão ser vacinados contra a gripe dentro de condomínios em Natal

O objetivo é reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus e por outras doenças respiratórias entre a população com idade acima dos 60 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) firmaram uma parceria para que idosos possam ser vacinados dentro dos condomínios em que moram, durante a campanha de imunização contra a gripe.

O objetivo é reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus e por outras doenças respiratórias entre a população com idade acima dos 60 anos. A SMS também adotou o sistema de vacinação no esquema “drive thru” para reduzir aglomerações na Arena das Dunas e no Ginásio Nélio Dias. Em três dias, 71 mil idosos receberam as doses.

A partir de sábado até o dia 5 de abril, o síndico de cada condomínio interessado poderá acessar o sistema e preencher um formulário com nome completo e data de nascimento do público alvo que ainda não recebeu a imunização. As informações serão comprovadas no ato da vacina e somente o síndico deverá fazer esse cadastro.

A partir da solicitação, a Vigilância Epidemiológica de Natal vai agendar data e horário da imunização. “Essa intervenção da SMS é visando não expor os idosos, a partir de 60 anos, a aglomerações”, explica Vaneska Gadelha, da SMS.

O projeto é uma ação complementar do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal (DVS) no combate a transmissão da Covid-19, por isso os imóveis devem ter um espaço aberto para a vacinação, além de contar com estrutura básica de mesas e cadeiras no local. Informações podem ser consultadas por meio do telefone 3232-8534.