Os servidores do Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP) do Rio Grande do Norte, encerraram o movimento de paralisação iniciado há oito dias. Segundo o presidente do Sindiperitos, Otávio Domingos, a categoria aceitou a proposta apresentada pelo Governo do Estado e em assembléia decidiu encerrar o movimento.
Ainda de acordo com o dirigente sindical, o Governo atendeu ao pedido de elaboração e estruturação da carreira dos servidores do órgão. A paralisação havia sido iniciada na última quarta-feira e somente serviços considerados essenciais estavam em funcionamento, como perícia em local de crime, exames de necropsias e de corpo de delito.
O projeto de lei sobre o Plano de Cargos e salários dos servidores do Itep deverá ser encaminhado a Assembleia Legislativa até dia 31 de janeiro de 2020. Com isso, será garantida a incorporação da VPNI, sendo 50% em março do próximo ano e 50% em novembro, além da implantação do plano de cargos e carreiras, sendo 30% em novembro de 2020, 30% em novembro de 2021 e 40% em março de 2022 enfatizou Otávio Domingos.
Com a suspensão da greve, os serviços no Instituto pericial voltam a normalidade a partir desta quinta feira (19).