Cultura

Livro promove viagem no tempo pelo Seridó

José Roberto Bezerra de Medeiros lança o seu primeiro livro. Foto: Divulgação

Os apreciadores de estudos sobre a ancestralidade europeia do sertão potiguar, ganharão mais um título na estante: “Famílias pioneiras dos Açores e do Seridó”,  primeiro livro do engenheiro caicoense José Roberto Bezerra de Medeiros. A obra será lançada quinta-feira (08), às 18h, na Galeria Fernando Chiriboga, no shopping Midway. Em um trabalho minucioso, o autor resgata histórias de famílias portuguesas desde antes da colonização, até chegar ao território potiguar e a trajetória genealógica que se desenvolveu a partir daí. 

O livro convida para uma viagem no tempo dividida em 17 capítulos, nas quais são traçados relevantes contextos históricos das famílias pioneiras dos Açores (região de Portugal) e do Seridó (região do RN), com revelações de como se formaram e como se relacionaram os grupos nos dois lados do Atlântico. O pontapé para o livro foi dado pelos estudos de José Roberto sobre a ascendência judaica de sua família e de tantas outras do Seridó. 


As histórias revelam hábitos, costumes, fé, devoção e os elos familiares dos colonizadores pioneiros do Seridó, fiel delineação das sociedades açoriana e seridoense no período da Idade Moderna. O ponto de partida de José Roberto  é o português Rui Vaz de Medeiros, que chegou no arquipélago da Madeira nos anos 1400, e cuja família foi em seguida para a ilha de São Miguel, nos Açores.

Séculos depois, os irmãos Rodrigo de Medeiros Rocha e Sebastião de Medeiros Matos se instalaram no segundo terço do século XVIII no Seridó, dando continuidade a essa família originária de Portugal. As narrativas mostram como viviam os antepassados de Rodrigo e  Sebastião. Dentre eles, o príncipe africano Jorge Velho, casado com a portuguesa África; um certo alemão de sobrenome Pavão, casado com uma espanhola,  e também os espanhóis Marcos Afonso e Inês de Xerez, cujas netas e filha – queimada na fogueira – sofreram nas garras da Inquisição.

 
As histórias revelam a vida dos primeiros seridoenses naqueles remotos tempos: suas origens, seus costumes, seus descendentes. José Roberto iniciou suas pesquisas há alguns anos e, a escrita da obra, ocorreu no início do período pandêmico, quando se viu inquieto quanto a história de seus ancestrais. 


Serviço:Lançamento de “Famílias pioneiras dos Açores e do Seridó”, de José Roberto Bezerra de Medeiros. Quinta, das 18 às 21h, na Galeria Fernando Chiriboga, Midway Mall.