Saúde

Lote com 46,8 mil doses da CoronaVac chega ao RN para vacinação de idosos

Segundo a governadora Fátima Bezerra, as doses serão destinadas à vacinação da população idosa

O novo lote da vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan, chegou ao Rio Grande do Norte neste domingo (7). O avião que transportava os imunizantes pousou no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, por volta do meio-dia.

Ao todo, 46.800 doses da vacina contra covid-19 compõem a quarta remessa que chega ao território potiguar. Segundo a governadora Fátima Bezerra, as doses serão destinadas à vacinação da população idosa. 

O desembarque das doses foi acompanhado pela gestora estadual, que comemorou o novo lote enviado pelo Ministério da Saúde. “Esse lote é muito especial: finalmente poderemos iniciar a vacinação dos nossos idosos em todo o estado”, escreveu a gestora estadual nas redes sociais. 

De acordo com a plataforma ‘RN Mais Vacina’, um total de 3.357.456 potiguares precisam ser vacinados contra a covid-19. Desse total, apenas 63.502 pessoas foram imunizadas até o momento. Há 597.425 pessoas cadastradas na plataforma, das quais 144.377 são idosos entre 60 a 80 anos ou mais. Até então, os três primeiros lotes que chegaram ao RN priorizaram os profissionais de saúde da linha de frente e os idosos institucionalizados.  

Segundo o Governo do Estado, os imunizantes recebidos pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vão atender os idosos do RN, começando pelos acamados e os que estão acima dos 90 anos. Na sequência serão imunizados os idosos com mais de 85 anos, a partir da organização de cada município. A escolha desses grupos prioritários para vacinação se deu conforme a disponibilidade das doses da vacina por parte do Ministério da Saúde.

As doses que serão encaminhadas aos municípios seguem a divisão dos lotes anteriores, com base na estimativa populacional. A entrega das vacinas aos municípios também seguirá os planos anteriores, com o transporte dos imunizantes até as Unidades Regionais de Saúde Pública, com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.