Diversos

Dia da Visibilidade Trans: Professora Bia Crispim é convidada do TV Cidade e fala sobre data

Entrevista foi ao na tarde desta sexta-feira (29)

“Matam apenas por ser quem são”, foi assim que a professora currais-novense, Bia Crispim, iniciou sua conversa no Dia Nacional de Visibilidade Trans, com apresentador Ismael Medeiros no TV Cidade da Sidys. O bate-papo aconteceu, nesta sexta-feira (29), nos estúdios da emissora. Bia que é professora tem mais de 30 anos de carreira graduada em Letras, especialista em Ensino de Espanhol, mestra e pesquisadora de Literatura Comparada na área das Poéticas da Modernidade, escritora e colunista do jornal Potiguar Notícias e doutoranda e militante LGBTQIA+.

O Brasil teve 175 assassinatos de pessoas transexuais em 2020, segundo relatório anual da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra), o que equivaleria a uma morte a cada 2 dias. “O dia deve ser celebrado visto a oportunidade de esclarecer as pessoas sobre o que pode ser diferente delas, enriquecer o diálogo e tornar cada vez mais inclusiva as políticas públicas para pessoas LGBTQIA+”, contou Bia Crispim.

Na conversa Bia Crispim também foi pontuado alguns espaços que pessoas trans tem conquistado na sociedade. “Tábata, de Carnaúba dos Dantas, a primeira mulher trans a ser vereadora; Raio Layser que é comunicadora em Currais Novos e faz o maior sucesso; Raphael Schneider como grande força nas redes sociais; Lauro Gabriel,muito bem sucedido na área da Saúde, são grandes exemplos locais de pessoas trans que estão indo muito mais além dos rótulos que a sociedade impôs”.

Ismael finalizou a entrevista perguntando sobre o que pode se esperar com o dia de luta e com  visibilidade que a causa está tendo. “O direito de existir de forma livre, e se você que tem um filho lgbtqia+, acolha”, respondeu Bia.