A Seleção Brasileira feminina de vôlei disputa a final do Mundial neste sábado (15). O Brasil encara a Sérvia, às 15h, horário de Brasília, na cidade de Apeldoorn, na Holanda. O time de José Roberto Guimarães busca uma conquista inédita para a sua galeria de troféus. O jogo terá transmissão da TV Globo e do canal de assinatura SporTV 2.
Duas grandes equipes. Além do coletivo, uma interessante disputa entre grandes nomes do esporte em cada metade da quadra. Gabi e Carol têm feito um torneio irretocável e são as grandes líderes de um renovado Brasil pós Jogos Olímpicos. Boskovic e Mihajlovic são pilares de uma – até agora – invencível Sérvia.
Com grande atuação na semifinal, o time brasileiro não impediu os 30 pontos da craque Paola Egonu, da Itália, mas conseguiu se destacar nos bloqueios, com Carol, que anotou 10 pontos somente no fundamento. Coesa, a Seleção espantou a pressão e marcou uma vitória maiúscula diante das atuais campeãs da Liga das Nações por 3 set a 1, com parciais de 25/23, 22/25, 26/24 e 25/19. Capitã, Gabi manteve a boa produção e terminou como a maior pontuadora brasileira com 20 acertos.
Gabi se diz pronta para a decisão e mostra felicidade com sua temporada. “Sem dúvida nenhuma eu me sinto no melhor momento da minha carreira. Hoje com recém 28 anos completados, me sinto muito mais madura, experiente. Ainda tenho muita coisa para poder aprender e enfrentar”, comenta.
A brasileira mostrou surpresa por ter sido eleita a melhor do torneio. “Fiquei muito surpresa exatamente pela Egonu não ter ganho, porque queira ou não, apesar de não ter vencido a partida, ela fez 39 pontos na final e um campeonato incrível. Para mim a Egonu é de longe a melhor jogadora do mundo, fisicamente e mentalmente, como uma jogadora que realmente vai para cima e atacando por cima”, disse.
Invicta, a Sérvia acumula um retrospecto de 11 vitórias em 11 partidas na competição. O time europeu conta com o retorno de uma das principais “artilheiras” da atualidade, a oposta Tijana Boskovic, ausência na última Liga das Nações. Na semi, as sérvias bateram os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 25/20, 17/25, 25/23. Na ocasião, Boskovic acabou sendo responsável por 33 pontos.
Tribuna do Norte