O Instituto Neoenergia divulgou nesta sexta-feira (21), a relação de projetos socioculturais selecionados pelo Edital Transformando Energia em Cultura 2022, uma das principais iniciativas de fomento à arte e à cultura do Rio Grande do Norte. Em parceria com a Neoenergia Cosern, foram definidos 23 projetos – 15% a mais do que no ciclo passado – que receberão aporte financeiro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.
Os projetos selecionados como aprovados atuam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo a inclusão social de crianças, jovens e mulheres em vulnerabilidade social, assegurando geração de trabalho e renda, bem como a valorização das culturas e tradições locais.
Para Renata Chagas, Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia, o Edital é uma iniciativa grandiosa, que tem como principal objetivo impulsionar o potencial transformador da arte e da cultura para a criação de uma sociedade melhor.
Ao todo, o Edital Transformando Energia em Cultura 2022 recebeu 64 inscrições no Rio Grande do Norte. Confira a seguir a relação de projetos selecionados:
ARTES CÊNICAS:
I Festival de Artes Públicas de Rua: Teatro, Circo e Bonecos;
Movidos à Dança 2023;
Trapiá Semente Semear e Regar.
AUDIOVISUAL:
6º Curta Caicó;
Anima Gostoso;
As Aventuras de Nina e Xilo;
Caravana REC – 4ª temporada;
Casa da Praia LAB – Outros;
Nísia Floresta Vive;
Território Katu Digital;
Urbano Cine – Cinema, Educação e Acessibilidade.
LITERATURA:
Carrossel da Leitura;
Espaço Literário Balaio das Letras.
MULTILINGUAGENS:
Alumiar;
Conexão Elefante Cultural;
Raízes – Som Sem Plugs;
Ventre de Lona em: Germinando Arte 2023.
MÚSICA:
Batuque de Mulheres;
Conexão Felipe Camarão;
Do Sol Interior – Festival e Incubadora;
Movimento Sinfônico 2023;
Oficinas na Ilha.