Saúde

Novembro Azul: Médico oncologista Anderson Neves fala da importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de próstata

O médico oncologista Anderson Neves foi o convidado do Programa Dia a Dia, nesta quinta-feira (4), na Sidys TV em Currais Novos. Apresentado por JB Moura e Francielly Medeiros, o tema abordado no bate-papo foi o Novembro Azul que trata da conscientização dos homens sobre a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de próstata.

O Brasil registra mais de 15 mil mortes por ano devido ao câncer de próstata. O Dr. Anderson Neves, destacou a importância da campanha. “O câncer tem cura. Quando descoberto precocemente as chances de um tratamento bem sucedido é enorme. Assim é importante a prevenção. Manter os exames sempre atualizados e visitar o médico preventivamente”, contou.

Ainda na entrevista foi citado pelo médico oncologista, Anderson Neves, outros tipos de câncer que são mais comuns na região do Seridó. “Cânceres de cabeça e pescoço como boca e laringe, câncer de estômago e cólon (intestino grosso), além do câncer de mama”.

Novembro Azul

O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019.