A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur) espera fechar o ano com pelo menos cinco novos voos diretos para o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, além de fortalecer as atividades do turismo regional, estabelecendo novas rotas para a visitação em todo o estado.
Para a secretária do Turismo, Aninha Costa, o decreto estadual que estabeleceu regras para a redução da cobrança de impostos no querosene de aviação (QAV), publicado em 18 de junho, foi uma das grandes vitórias do setor para o primeiro semestre.
A partir da medida, a alíquota de tributos sobre o combustível pode cair até a zero. “A desoneração do combustível de aviação, o QAV, foi importantíssimo para o turismo, mas só vamos colher os frutos a médio e longo prazo. Eu acredito haverá redução dos preços dos bilhetes aéreos”, diz Aninha.
A secretária ressalta, porém, que a saída da empresa Avianca do mercado – que abriu falência em dezembro do ano passado – ainda impacta na regulação das tarifas aéreas. “Hoje, nós temos apenas três companhias aéreas atuando no país. Esperamos, com o tempo, aumentar o fluxo de turistas e reduzir os preços das passagens. Eu acredito que os preços só irão cair com a chegada das empresas low cost, após a abertura do mercado para as empresas estrangeiras”, detalhou.
Sobre os novos voos para o Rio Grande do Norte, a secretária do Turismo anunciou que a companhia Azul iniciou esta semana a operação de um voo diário direto de Recife-PE. Serão mais de 2 mil assentos semanais. O início das operações acontece no dia 24 de agosto.
Além disso, a Azul também anunciou o início das operações diárias entre o Rio Grande do Norte e o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), a partir de dezembro. “Vai ampliar a frequência que hoje é de apenas dois voos semanais para nove frequências diárias. Isso vai gerar mais de 1,2 mil assentos por semana. Isso é fundamental para o nosso turismo”, justificou.
Até o fim do ano, a companhia Latam promete incrementar novos voos para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para o Rio Grande do Norte. Já a Gol vai abrir voo direto para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, além de iniciar nova operação para Buenos Aires, na Argentina, provavelmente entre os meses de janeiro e abril.
Outro bom resultado obtido ao longo do ano foi com relação aos trabalhos de divulgação turística. Um dos frutos do serviço aconteceu no início do mês, após divulgação de pesquisa do Ministério do Turismo, que colocou Natal como o terceiro destino brasileiro nas agências de viagens de todo o país.
Uma das razões para isso aconteceu a partir de iniciativas simples, mas eficazes, segundo a secretária do Turismo. “Durante feiras e eventos turísticos nacionais, a Setur está realizando blitzen nas agências de turismo. Estamos indo até estes locais para fideliza-los. Isso é de fundamental importância. Ao invés de os agentes irem até a feira para receber o material de potenciais locais turísticos, nós estamos falando direto com eles. É uma ação barata e eficaz. Já foi realizado em Minas Gerais, São Paulo e alguns estados do Nordeste”, detalhou.
A divulgação do destino turístico do Rio Grande do Norte também ganhou ênfase em feiras internacionais. As ações da pasta aconteceram nos principais eventos do setor, como as feiras realizadas na Alemanha, Portugal e Holanda. Foi em terras holandesas, por sinal, que a Setur obteve a confirmação de um voo direto a partir de Amsterdã, que está previsto para acontecer a partir de 3 de novembro.
Ainda este mês, a Setur vai participar do Meeting Brasil 2019, que é um evento voltado para se firmar parcerias comerciais com o Uruguai, Argentina, Paraguai, Colômbia e Peru. O objetivo é divulgar o turismo brasileiro para os principais operadores e agentes de viagens dos países da América do Sul, fazendo com que Natal passe a se tornar uma alternativa ainda melhor ao público internacional.