Depois de três potiguares terem passado para a final da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa na Categoria Crônica, outras duas norte riograndenses estão na final da competição, na categoria Memórias Literárias. São Emilly Tammy De Lima Galvão, do município de Santo Antônio; e Rayssa Damárys Fontes de Araújo, de José da Penha.
Os nomes dos finalistas nesta categoria foram anunciados na noite da quarta-feira (30). Foram 38 estudantes selecionados e seus professores, de todas as regiões do país, seguem para a final no dia 09 de dezembro, em São Paulo, quando serão revelados os vencedores nacionais. Eles são alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Além disso, foram premiados também os quatro professores autores dos Relatos de Prática vencedores da categoria.
Os 250 estudantes e professores de escolas públicas selecionados na etapa estadual chegaram a São Paulo na segunda-feira (28). Durante três dias participaram de novas oficinas de texto, bate-papo com autores, rodas de conversa, atividades culturais e de integração. Eles entrevistaram a escritora Geni Guimarães e a visitaram o Museu Afro Brasil.
O próximo Encontro de Semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa será entre 4 e 6 de novembro, com os alunos e professores que trabalharam o gênero Poema. Desembarcarão em São Paulo 130 professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que participarão das atividades culturais e de formação. Ainda em novembro, serão realizados os encontros de semifinalistas de Documentários (1º e 2º anos do Ensino Médio) e de Artigo de Opinião (3º ano). Além dos finalistas em Memórias Literárias, foram divulgados em outubro os 38 selecionados na categoria Crônica (8º e 9º anos do Ensino Fundamental).