Diversos

Oratório de Santa Luzia é reconhecido como patrimônio imaterial do RN

No ano em que completa 21 anos de existência, o espetáculo Oratório de Santa Luzia, encenado em Mossoró durante os festejos da festa da padroeira, é reconhecido pelo Governo do Estado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte, através da Lei Estadual Nº 11.027. Proposta pela deputada estadual Isolda Dantas, a lei foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra, nesta segunda-feira (29), e publicada no Diário Oficial do RN desta terça-feira (30).

O espetáculo, que relata a história do martírio da virgem de Siracusa, cauteriza-se por reunir pessoas da comunidade e artistas locais na encenação. A produção é assinada pela Paróquia de Santa Luzia e conta com patrocínio do Governo do Estado através do Programa de Incentivo à Cultura, por meio da Lei Câmara Cascudo. 

Além de ser um dos pontos altos da tradicional Festa de Santa Luzia, que ocorre há mais de 250 anos, o Oratório confirma a vocação teatral da cidade de Mossoró.

Festa de Santa Luzia

Mossoró celebra a Festa de Santa Luzia 2021 no período de 03 a 13 de dezembro, com o tema “Igreja, Comunidade Casa da Palavra e da Missão”. A abertura será na primeira sexta-feira do mês, 03 de dezembro, a partir das 19h, no adro da Catedral, com missa, cerimonial de instalação e show com Padre Nunes.

O novenário, que acontecerá de 04 a 12, contará com a participação de sete bispos, incluindo o nosso Dom Mariano Manzana, de várias dioceses que compõem o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com pregações que terão como centro a Palavra de Deus.

Entre as atividades da festa estão definidas as duas procissões no encerramento, dia 13. A Procissão da Luz, à meia-noite, quando a imagem oficial de Santa Luzia será conduzida para a Matriz de São José, em alusão ao ano dedicado a São José, e a tradicional procissão, saindo da Capela de Mãe Rainha, no Ulrick Graff, Paróquia de São Manoel, em direção à Catedral, com o cerimonial de encerramento, bênção do Santíssimo, descerramento das bandeiras e o show de prêmios.