A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) vai deflagrar na próxima quinta-feira, 7, uma iniciativa que promete identificar vocações econômicas, potencialidades produtivas, bem como apontar gargalos administrativos e sociais dos municípios potiguares.
O projeto é um desdobramento das atividades do “Mais RN”, amplo estudo sobre o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, iniciado em 2014, para elaborar uma agenda econômica e promover a melhoria da competitividade potiguar. Na nova fase do projeto, batizada de Mais RN e o desenvolvimento municipal, o foco será na identificação de projetos para o crescimento das cidades norte-rio-grandenses.
Para a nova etapa, a Fiern criou uma plataforma digital para que os prefeitos municipais possam apresentar as vocações da região, áreas propícias para investimento, potencialidades econômicas, além dos problemas que hoje impedem o desenvolvimento local. O mecanismo digital será apresentado aos prefeitos no dia 7, em uma solenidade que vai ocorrer na sede da Fiern, em Natal.
A expectativa é de que o sistema possa gerar informações essenciais sobre o ambiente econômico das cidades. Uma das possibilidades é de que os dados possam gerar mapas para o investimento e abertura de negócios.
A ideia dos desenvolvedores é de que as informações sejam atualizadas e analisadas de forma constante. Além disso, o banco de dados ficará aberto ao público, para que os conhecimentos regionais sejam democráticos e transparentes. A expectativa é de que o primeiro balanço de informação seja publicado na primeira quinzena de setembro.