Governo

Participantes do Enel aprendem novas técnicas para produzir queijo em minicursos

O queijo foi um dos grandes protagonistas no segundo dia do 15º Encontro Nordestino de Leite e Derivados (Enel), que aconteceu nesta quarta-feira, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Os minicursos envolvendo a produção artesanal do item envolveram dezenas de pessoas, que aprenderam na tarde desta terça-feira desde como produzir queijo maturado até a correta ordenha da vaca para retirada do leite.

Na carreta montada pelo Senai no Parque, o produtor de leite Bruno Medeiros, de Alagoas, aprendeu técnicas para produzir o queijo de casca lavada (maturado), que quer implantar em sua agroindústria assim que o processo de ampliação for aprovado pelo órgão fiscalizador.

O chef de cozinha Raoni Carbogim recebeu 16 participantes no minicurso, que durou praticamente o dia inteiro. Na aula, ele ensinou a técnica de maturar o queijo por coagulação enzimática, algo similar ao que é feito no Estado com o queijo de coalho.

Durante a aula, os participantes aprenderam a colocar o queijo a 38 graus, fazer as prensagens necessárias e utilizar o fermento. O chef também ensinou todos os cuidados que se deve ter com a casca e o processo de maturação. Fazendo da maneira correta, o queijo sairá com um mofo característico e um sabor específico, tornando-se um diferencial no mercado.