Paralisação

Professores de Natal vão parar atividades nesta sexta-feira

Greve pretende pressionar Poder Público para solicitações da categoria

Professores da rede de ensino pública de Natal anunciaram paralisação das atividades nesta sexta-feira, 2 de agosto. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN), o ato acontece “em protesto contra a falta de interesse nas negociações por parte da Prefeitura com a categoria”. O Sinte anunciou que realizará um ato em frente ao segundo gabinete do prefeito Álvaro Dias, no bairro de Candelária.

Os educadores cobram, entre outras questões, o pagamento do retroativo do Piso Salarial de 2018. Atualmente, a categoria tem quase 40 pontos acumulados em pauta, que vão desde questões como estrutura e autonomia das unidades de ensino, condições de trabalho, direitos funcionais, formação dos educadores até plano de carreira. O pagamento de 10% da reposição salarial, negociada ainda em 2013, também integra a pauta.

De acordo com os educadores, Álvaro Dias afirmou em audiência com o Sinte, no dia 23 de julho, que a Prefeitura de Natal não tem como pagar, neste ano, o retroativo do Piso Salarial de 2018. O chefe do Executivo municipal teria a previsão de pagar os valores apenas em 2020. A verba para esse pagamento, segundo a secretária de Administração do município, será inclusa no orçamento do ano que vem.

Além do retroativo do Piso, também foi tratado na audiência do cronograma de pagamento de direitos funcionais. A secretária de Educação de Natal, Cristina Barreto, reafirmou o cumprimento do cronograma estabelecido, exceto pagar os quinquênios em julho.

Ainda na audiência, o Sinte voltou a cobrar o pagamento dos 10% do acordo de greve firmado em 2013. Contudo, as secretárias de Administração e de Educação disseram não reconhecer a dívida que o município tem com os educadores. A resposta surpreendeu a direção do Sindicato.

A parada desta sexta-feira foi deliberada em assembleia dos educadores, realizada no mesmo dia da audiência com o Poder Executivo da capital potiguar. Será a terceira parada da categoria em 2019. As duas anteriores aconteceram em 2 de abril e 24 de maio.