
Enquanto os caicoenses e seridoenses de municípios vizinhos celebram os festejos à Senhora Santana, equipes da Neoenergia Cosern em Caicó reforçaram as ações de segurança e manutenções preventivas na rede elétrica do município. A distribuidora utilizou um veículo com a tecnologia de Termovisão e percorreu toda a extensão de cabos de distribuição de energia na Ilha de Santana – palco dos grandes shows previstos para os próximos dias; Centro, onde será realizada a tradicional Feirinha de Santana nesta quinta-feira (24); e bairros pelos quais passará a procissão de encerramento da festa no próximo domingo (27) que reúne milhares de pessoas.
“Trabalhamos no reforço da segurança da rede elétrica de Caicó há meses, conforme nosso planejamento anual, para que tudo transcorra da melhor forma em grandes eventos como a Festa de Santana. Nos últimos dias, reforçamos ainda mais nossas ações preventivas e teremos mais equipes em campo e de plantão durante os shows na Ilha de Santana, na Feirinha e procissão. Reconhecemos a importância das Festas de Santana em todo o Seridó para a cultura e economia locais”, frisou Marco Vinícius Guimarães, gerente de Operações da Neoenergia Cosern no Seridó.
Termovisão
O objetivo da inspeção é identificar possíveis pontos de fragilidade (pontos quentes) e mitigá-los o mais brevemente possível, reduzindo riscos de ocorrências ligadas ao fornecimento de energia elétrica.
A inspeção termográfica identifica a temperatura de cada objeto da rede elétrica naquele momento, à medida que o automóvel circula pelas ruas e avenidas. Dentro do veículo, o técnico visualiza tudo com um computador e duas telas. Uma mostra as imagens do local e a outra revela os pontos quentes. A inspeção também pode ser feita a pé.
Os termovisores identificam exatamente onde está o problema, o que contribui no rendimento da equipe através do uso da tecnologia e a otimização da disponibilidade de energia para os clientes. Tudo é monitorado e interligado ao sistema de manutenção da Neoenergia Cosern. Assim, é possível gerar um relatório para acompanhar a periodicidade das intervenções.
Fiscalização Preventiva Integrada
Pela primeira vez, em Caicó, a Neoenergia Cosern, o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RN), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RN), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBM/RN) e representantes da Prefeitura Municipal de Caicó realizaram uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) nos equipamentos montados para os shows na Ilha de Santana, no entorno da Catedral e Feirinha de Santana, e no percurso da procissão.
De acordo com a presidente do CAU/RN, Patrícia Luz, a união entre as instituições fortalece o compromisso coletivo com a sociedade. “Quando unimos esforços, ampliamos nossa capacidade de fiscalização e prevenção, garantindo que cada estrutura obedeça rigorosamente aos padrões de segurança, tanto em relação à parte construtiva quanto elétrica”.
O objetivo da FPI é mitigar os riscos de acidentes e garantir mais segurança para todas as pessoas envolvidas nos festejos – dos trabalhadores aos populares que irão aproveitar os shows musicais e apresentações culturais e religiosas diversas.
Conforme Juliano Barbosa, gerente de fiscalização do Crea-RN, a FPI tem caráter preventivo e educativo. “A operação busca não apenas corrigir irregularidades, mas também conscientizar organizadores, prestadores de serviço e o público sobre a importância da atuação de profissionais legalmente habilitados para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados”, destaca.
Atendimento
A população pode denunciar casos de ligações irregulares de energia de forma anônima e informar sobre acidentes com a rede elétrica através do telefone 116. Gratuito, disponível 24 horas, todos os dias da semana.