Diversos

Restauração de Iemanjá na Praia do Meio é finalizada

Escultor Emanoel Câmara, responsável pela restauração da estátua, conta que remoção da tinta preta foi “processo difícil”. Foto: Magnus Nascimento

A restauração da estátua de Iemanjá, localizada na praia do Meio, foi concluída na tarde desta terça-feira (12). Segundo informações da Secretaria Municipal de Cultura, o custo total foi de R$ 3 mil. O escultor Emanoel Câmara, autor da obra, começou o trabalho no final do mês passado (28) e entregou o trabalho com a maioria dos reparos concluídos. A restauração da cor de pele da imagem encontrou dificuldades. As câmeras de vigilância próximas ao local, responsabilidade da STTU, ainda não estão funcionando. Uma nova instalação deve ocorre até o mês de maio.

De acordo com o secretário Dácio Galvão, o custo final permaneceu conforme o valor apresentado no projeto de restauração do artista. O titular também confirmou que a entrega da escultura aconteceu às 17h dessa  terça-feira. O relatório de restauração foi entregue por Emanoel no dia 03 de março, e prontamente seguiu para análise jurídica e Comissão de Controle Interno (CCI) da Funcarte. 


A obra foi danificada no final do mês de fevereiro, tendo o rosto, as mãos, pescoço e colo pintados de preto em ato que foi considerado vandalismo por representantes das religiões de matriz africana. Os responsáveis não foram identificados até hoje pelos órgãos de segurança. Emanoel providenciou o material e equipamentos necessários para remover toda a tinta preta através de um processo de raspagem, para depois refazer partes danificadas. Depois disso, a peça recebeu nova tintura nas cores anteriores.

Tribuna do Norte