O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Escola de Governo (EGRN) e do Laboratório de Inovação para a Gestão Pública (iNovaRN), marcou presença na 9ª edição da Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O evento foi realizado entre 7 e 9 de novembro, em Brasília (DF), na sede da instituição. O tema escolhido para este ano foi “Reconectar para Reconstruir”.
A Semana de Inovação da Enap é uma oportunidade ímpar para profissionais, acadêmicos e entusiastas da inovação pública se reunirem em um ambiente colaborativo e dinâmico para refletirem sobre o papel da inovação na superação de desafios públicos, na construção de uma democracia sólida e representativa, no compromisso com a diversidade e o meio ambiente, e no serviço público em prol da sociedade.
Presentes no evento, a diretora de Capacitação da EGRN, Selma Medeiros, e a gerente-geral do iNovaRN, Kize Arachelli, destacam a oportunidade de trocar experiências e disseminar as ideias e boas práticas realizadas em outros cantos do país. “O evento abordou temas novos de capacitação e inovação, incluindo o uso de linguagem simples no serviço público. Pudemos assistir palestras incríveis e participar de oficinas sobre trilhas de capacitação, reforçando a necessidade de capacitar os capacitadores. Foi uma experiência ímpar ao explorar assuntos bastante interessantes”, destacou Selma.
Para Kize, a participação no evento foi um verdadeiro catalisador para a formação e construção de conhecimento em áreas cruciais da inovação “O Seminário proporcionou uma experiência enriquecedora, oferecendo espaços de formação em diversos setores da inovação, abordando áreas como gestão de pessoas, otimização de recursos e criação de ecossistemas”, disse.
A programação contou com palestrantes renomados e líderes inovadores de diversos setores e países, além de painéis de discussão com especialistas que trataram sobre as tendências e os desafios da inovação no setor público. Entre eles, Maha Mamo, ativista internacional dos Direitos Humanos; Maitê Lourenço, psicóloga fundadora da BlackRocks Startups e integrante do programa Liderança com Impacto, representando o ODS 9 do Pacto Global da ONU; Preto Zezé, conselheiro da CUFA; Rita von Hunty, arte educadora, colunista e apresentadora, além de persona drag do ator e professor Guilherme Terreri;e Gabriela Lotta, professora e pesquisadora da FGV nomeada uma das 100 acadêmicas mais influentes do mundo, na área de governo, pela Apolitical.
Parceria com a Enap
Durante a agenda em Brasília, as servidoras reuniram-se com alguns gestores da Enap, a fim de discutir oportunidades de capacitação para os servidores públicos do Rio Grande do Norte, consolidando a parceria longeva entre a instituição com a EGRN. Também trataram sobre oportunidades para o iNovaRN, estabelecendo prioridades com processos formativos e inovação aberta.
“Discutimos oportunidades para acelerar o iNovaRN, comprometendo-nos com processos formativos, inovação aberta e parcerias. Além disso, recebemos o convite para fazer parte da Rede InovaGOV, o que fortalece nossa posição na inovação no setor público”, destacou Kize Arachelli.