As chuvas que caíram em todo o Rio Grande do Norte nas últimas horas – desde a noite de quinta-feira (25) até esta sexta-feira (26) – são ocasionadas pela atuação de um vórtice ciclônico de ar superior. A informação é do meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
De acordo com Bistrot, o sistema traz umidade e instabilidade que favorecem a formação de chuvas no Nordeste. “Observamos chuvas concentradas na região do Vale do Açu, no Seridó e aqui no litoral também”, apontou.
O meteorologista indica ainda que as chuvas devem continuar ao longo da semana, até pelo menos a quinta-feira (4). “A gente já tinha a previsão de que as chuvas de verão iriam começar entre o final de fevereiro e o início de março”, disse.
“É uma boa notícia para o sertanejo, porque possibilita o início do plantio”, concluiu. No entanto, os moradores de Baía Formosa acordaram nesta sexta-feira (26) com uma enchente dentro de casa. Segundo a Defesa Civil do RN, pelo menos 200 pessoas ficaram desabrigadas com o temporal durante a madrugada.