Saúde

Secretária de Saúde de Currais Novos confirma caso suspeito de sarampo mas diz que não existe nenhum motivo de pânico

Confirmação foi dada durante entrevista ao Programa TV Cidade da Sidys TV

A Secretária Municipal de Saúde de Currais Novos, Alana Moraes, esteve no Programa TV Cidade, da Sidys TV, nesta quinta-feira (29), sendo entrevistada pelo jornalista Ismael Medeiros. Na conversa a confirmação de uma criança curraisnvoense com suspeita de sarampo. A secretária, que estava acompanhada do médico Romério Menezes, disse que um exame particular apresentou uma pequena alteração e que um novo precisaria ser realizado para atestar ou descartar o caso. “Será feito um novo exame no laboratório central (LACEN/RN), é um protocolo indicado pelo Estado. As medidas de prevenção e isolamento estão sendo adotadas, bem como orientação a família e contatos”.

O caso suspeito, no município de Currais Novos, é uma criança de 2 anos de idade, que apresenta boa evolução e um quadro de saúde estável, porém há a necessidade de realizar novos exames seguindo os protocolos epidemiológicos vigentes.

O médico Romério disse que não há motivo de pânico. “Os postos estão preparados com vacinas para quem precise da dose. O exame da criança é inconcluso, um novo foi marcado. A criança está bem”.

O segundo exame foi colhido na tarde desta quinta-feira (29) e encaminhado para Natal.

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tossefalaespirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. 

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.