Diversos

Secretário explica alagamento na área da engorda da Praia de Ponta Negra

Foto: Robson Bezerra

As chuvas que caíram em Natal, principalmente na madrugada desta segunda-feira (13), provocaram um alagamento em um trecho da Praia de Ponta Negra que já passou pelo processo de engorda. A lagoa na praia chamou a atenção de quem passava pelo local. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, o problema foi causado por uma falha na conexão entre dois pontos da drenagem.

“Foi uma intercorrência simples, fácil de se resolver. Encontramos essa dificuldade entre o ponto 8 e o ponto 9 de drenagem, que estará sendo resolvida nas próximas semanas. O problema foi que o ponto 9, que absorve a maior quantidade de carga hidráulica, que vem da Roberto Freire, estava com alguma dificuldade, alguma conexão com o ponto 8 que não tem a mesma capacidade, por isso extravasou”, explicou.

Mesquita acrescentou que uma equipe vai trabalhar na solução do problema, enquanto os serviços de drenagem e de engorda vão continuar normalmente até o Morro do Careca. Segundo ele, a previsão é que tudo seja resolvido e concluído até o dia 31 de janeiro.

“Vamos continuar com a drenagem de Ponta Negra, até o Morro do Careca. O serviço de drenagem está sendo feito concomitantemente à engorda. Ele estava sempre à frente do aterro hidráulico. O que aconteceu foi um problema de execução, não da falta dela, de uma conexão de um ponto que recebe uma carga hidráulica maior, que fica em frente ao Manary, com o ponto 8, que não tem a mesma capacidade de receber a carga hidráulica. Com essa primeira chuva, houve esse extravasamento”, pontuou.

De acordo com o secretário, o alagamento deve continuar acontecendo até que a situação seja finalizada. “Enquanto não for resolvido esse problema, que requer uma avaliação e está sendo feita, para entender se vai ter que desmanchar boa parte do sistema de drenagem ou apenas uma pequena parte para a gente entender melhor o tamanho”, esclareceu.