Brasil

Tecnologia social que já beneficiou mais de 3 mil jovens no sertão expande atuação para o Norte e Nordeste

O Programa forma e apoia jovens rurais para que eles se tornem empreendedores e protagonistas nas comunidades onde vivem

A Agência de Desenvolvimento Local (Adel), instituição criada em Pentecoste, no interior do Ceará, vem, há mais de 10 anos, transformando a realidade do semiárido e abrindo caminhos no campo. Por meio de uma tecnologia social própria intitulada Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), a Adel já conta com mais de 3 mil beneficiados e R$ 650 mil investidos em empreendimentos de jovens. Em um novo momento, as atividades do PJER ultrapassam os limites do sertão cearense, chegando a mais territórios das regiões Norte e Nordeste.

O Programa forma e apoia jovens rurais para que eles se tornem empreendedores e protagonistas nas comunidades onde vivem. É composto por quatro eixos principais: conhecimento (atividades formativas e sessões/oficinas de assessoria e assistência técnica); crédito (Fundo Veredas, linha de empréstimo voltada para os jovens); redes (sessões de assessoria, estímulo e condução de projetos); e tecnologias (projetos e ações de difusão de tecnologias socioambientais, informação e comunicação).

Amazonas e Rio Grande do Norte
Em agosto, a Adel e a Casa do Rio deram início à etapa de formação da 1ª turma do Programa Jovem Empreendedor Rural no Amazonas, com 26 jovens do município Careiro, localizado na Região Metropolitana de Manaus. O processo de mobilização e seleção para a turma do PJER na região Norte contou com a ação dos jovens amazonenses Alexandra Guimarães e Tiago Lima, que participaram de intercâmbio no Ceará para conhecer a metodologia do Programa e a atuação de jovens empreendedores rurais do estado.