Mundo

Terremoto deixa ao menos 950 mortos no Afeganistão

Consequências do desastre – Foto: Reprodução / Redes sociais

Um terremoto de magnitude 5,9 foi registrado nesta quarta-feira (22) no leste do Afeganistão. Até então, as autoridades locais registraram pelo menos 950 mortes e 600 feridos.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu na madrugada, por volta 1h30. No primeiro balanço sobre as consequências do tremor, as autoridades falaram de 280 mortos. No segundo balanço, o número saltou para ao menos 950. O aumento significativo das vítimas se deu pelo epicentro ter acontecido em uma área montanhosa de difícil acesso.

O terremoto foi sentido na capital Cabul, no Paquistão e na índia. O governo do Afeganistão já fala em risco de desastre humanitário, já que o sismo é o mais mortal do Afeganistão em duas décadas.

“Pedimos às agências de ajuda que proporcionem assistência imediata às vítimas do terremoto para evitar um desastre humanitário”, afirmou o vice-porta-voz do governo, Bilal Karimi.

O Ministério do Interior afirma que a operação de resgate está sendo feita por helicópteros, usados ​​para alcançar os feridos e levar suprimentos médicos e alimentos. “O número de mortos provavelmente aumentará, pois algumas das aldeias estão em áreas remotas nas montanhas e levará algum tempo para coletar detalhes”, disse o representante do Ministério do Interior.

Agora RN