A Guerra na Ucrânia entrou neste domingo (27) em seu quarto dia. A noite de Kiev começou com o soar das sirenes que anunciam os ataques russos. Explosões foram ouvidas na capital, mas o presidente Volodymyr Zelensky garante que a cidade ainda está sob controle da Ucrânia. A prefeitura de Kiev informou que haverá toque de recolher entre 17h e 8h até 28 de fevereiro.
Forças ucranianas enfrentam tropas russas nas ruas da cidade de Kharkiv, a segunda maior cidade do país, neste domingo, disse o governador Oleh Sinegubov.
“As luzes dos veículos dos inimigos russos já apareceram em Kharkiv, inclusive no centro da cidade. As forças armadas ucranianas estão destruindo o inimigo. Nós pedimos aos civis para que não saiam.”
Há vídeos que mostram as luzes de veículos militares atravessando ruas e também imagens de um tanque em chamas.
Na imprensa ucraniana, há relatos de explosões na cidade de Vasylkiv (40 km ao sul de Kiev), onde um entreposto de petróleo teria sido destruído – a administração da capital recomenda aos moradores para fechar bem suas janelas e evitar intoxicação pela fumaça. Em Kharkiv, imagens mostram explosões em um gasoduto, resultado de um ataque aéreo
O grupo hacker-ativista Anonymous anunciou que está em andamento um “cyber ataque contra a Rússia”. De acordo com o perfil da organização, a TV estatal russa foi hackeada e está transmitindo “a realidade do que está acontecendo na Ucrânia”. O governo ucraniano voluntários para travar uma guerra cibernética contra os russos.