O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, recebeu, nesta sexta-feira, 8, o arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso. Durante o encontro, houve a discussão de parcerias entre a UFRN e a Arquidiocese, a fim de realizar ações conjuntas para gestão de arquivos, promoção à saúde, alfabetização, entre outras áreas.
A coordenadora do Arquivo Metropolitano da Arquidiocese de Natal, irmã Vilma Lúcia de Oliveira, ressaltou a importância do trabalho realizado entre 2006 e 2017, quando a UFRN contribuiu para organizar documentos arquivados na diocese durante 100 anos. A riqueza dessa parceria para o ensino, a pesquisa e a extensão foi reforçada pela professora do Departamento de História da UFRN, Margarida Dias, ao lembrar que o Arquivo Arquidiocesano se constitui em um laboratório prático para os estudantes aprenderem sobre gestão documental.
Por sua vez, o coordenador arquidiocesano da Pastoral Universitária, padre Matias Soares, apresentou o Pacto Educativo Global e convidou a UFRN a fazer parte do projeto, que se constitui em um chamado do papa Francisco para as instituições priorizarem uma educação humanista e solidária, a fim de transformar a sociedade. Para Daniel Diniz, há um forte potencial de trabalho conjunto entre UFRN e Arquidiocese de Natal.
“Temos boas possibilidades de ações para fazer o bem à sociedade”, destacou o reitor, que ainda apresentou informações sobre a UFRN por meio de um vídeo institucional. Ao sinalizar expectativa positiva por meio do diálogo, o arcebispo Dom João Santos agradeceu o acolhimento da UFRN e a disponibilidade para firmar o acordo de cooperação.
O momento também contou com a presença do vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda; do pró-reitor adjunto de Extensão da UFRN, Edvaldo Vasconcelos; do diretor e da vice-diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Josenildo Bezerra e Candida Bezerra; da coordenadora do Laboratório de Reestruturação e Conservação de Documentos Históricos da UFRN (Labre), Evanúcia Gomes; e do vigário geral da Arquidiocese, Valquimar Nogueira.