Esporte

UFRN é campeã geral nas Paralimpíadas Universitárias 2023

Foto: Alexandre Bulhões

Paratletas da UFRN mais uma vez se destacaram nas Paralímpiadas Universitárias – Regional Nordeste 2023, que ocorreram de 18 a 22 de julho em João Pessoa, na Paraíba. A Universidade foi a primeira colocada geral, com destaque para o recorde brasileiro no lançamento de disco, categoria F43 para Gabriel Kedson da Silva Porto.

Nesta edição, a UFRN conquistou 16 medalhas de ouro e duas de prata. A UFRN  ficou em 1° lugar na categoria bocha, representada por Jéssika Azevedo da Silva. Além dela, Gabriel Kedson da Silva Porto, Francisca Rodrigues da Silva, Marcelino Tavares de Oliveira, Joyce Ferreira Marinheiro e Cícero Filho Tavares, conquistaram medalhas no atletismo.

As competições são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e visam estimular a participação de estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas das instituições de ensino superior do país. Nesta edição, participaram 274 atletas de 18 Estados brasileiros. As paraolimpíadas integram a Conexão Paralímpica, à qual reúne crianças, jovens, universitários e militares com deficiência, disputando competições paralelas no mesmo espaço e momento.

De acordo com o gestor de esportes do Complexo de Esportes e Eventos (Coespe/UFRN), Alexandre Bulhões, o apoio que a Universidade dá aos esportistas é fruto da política de esportes da UFRN, sendo um dos objetivos incentivar o desenvolvimento de atletas e paratletas de rendimento.

“A partir disso, cada vez mais a UFRN tem se destacado em competições nacionais, e mais uma vez os atletas conseguiram um excelente resultado, colocando a Instituição no primeiro lugar geral nas Paralimpíadas Universitárias – Regional Nordeste 2023”, conta.

O medalhista Gabriel Kedson relata que participar e representar a Universidade é também uma grande conquista pessoal. “Participar deste evento é extremamente importante, tanto no meu desempenho individual, quanto para a universidade, que se tornou a 5ª no ranking das universidades, e a 1ª entre as federais no esporte universitário. Então fazer parte dessa história e poder contribuir significativamente para o sucesso da UFRN é maravilhoso”, conta.

Kedson conta que a UFRN tem um papel importante no seu desempenho. “Eu me sinto estimulado dentro da universidade, recebendo o apoio do Coespe, tendo o privilégio de poder treinar no horário que posso, recebendo o auxílio necessário para as viagens e demais necessidades. Isso me ajuda a evoluir e fazer uma temporada que, para mim, é a melhor desde que entrei em 2021”, explica.

Os atletas estão vinculados ao projeto Treinamento Esportivo das Seleções Permanentes da UFRN, que constitui-se em uma ação de extensão contínua, executada e supervisionada pelo Complexo de Esportes e Eventos da UFRN (Coespe), sendo caracterizada por uma ação intersetorial dentro da Universidade, com a participação da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae).

O projeto existe há mais de 10 anos na Universidade e engloba todas as modalidades esportivas, tanto as convencionais como as de paradesporto. A ação busca fomentar e desenvolver a prática esportiva na UFRN por meio de formação e treinamento de equipes esportivas, visando representar a Universidade em competições locais, regionais e nacionais, por meio de várias alternativas de práticas esportivas aos estudantes universitários.

Colocações:

ATLETISMO

Gabriel Kedson da Silva Porto

1° lugar no lançamento de Dardo

1° lugar no lançamento de disco

2° lugar no arremesso de peso

Francisca Rodrigues da Silva

1° lugar no lançamento de dardo

1° lugar no lançamento de disco

1° lugar no salto em distância

Marcelino Tavares de Oliveira

1° lugar no lançamento de disco

2° lugar no lançamento de dardo

1° lugar 100m

Joyce Ferreira Marinheiro

1° lugar 100m

1° lugar 200m

Cícero Filho Tavares

1° lugar no lançamento de dardo

1° lugar no lançamento de disco

1° lugar no arremesso de peso

BOCHA

Jéssika Azevedo da Silva

1° lugar na categoria BC3 da bocha

Agora RN