Educação

UFRN mantém suspensão das aulas na segunda-feira

Reitoria da UFRN / Foto: Cícero Oliveira

A Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) manterá as aulas suspensas nesta segunda-feira, 20, quando irá expedir uma nota oficial informando à comunidade universitária e à sociedade em geral um novo posicionamento da instituição, que vai depender do quadro de segurança no Estado.

A decisão de manter a paralisação foi tomada em reunião do reitor, professor José Daniel Diniz de Melo, com o vice-reitor, Hênio Ferreira de Miranda, e os diretores de centros, como o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), além de representantes de outros setores.

A avaliação da reunião foi a de que a realidade ainda não oferece segurança aos servidores, que estão também com as atividades suspensas, mas especialmente aos alunos, que dependem na maioria do transporte público.

Os ônibus são os alvos preferenciais dos ataques e dos incêndios, tanto na capital quanto no interior, de onde vêm alunos para o campus central ou se dirigem para os outros campis da UFRN, como Santa Cruz, Caicó e Currais Novos e a Escola Agrícola de Jundiaí.

Formaturas

As formaturas de alunos concluintes do semestre passado (2022.1), que estavam programadas para ocorrer este mês, no Auditório Otto de Brito Guerra, na Reitoria, também foram adiadas. Algumas ainda não têm novas datas definidas para ocorrer.

As colações de grau, por exemplo, dos cursos de Artes Visuais, Dança, Design, Teatro e Psicologia, prevista para acontecer na sexta-feira, 17, assim como dos cursos de Letras (Língua Portuguesa, LIBRAS, Língua Espanhola e Literaturas, Inglês e Francês), previstas para ocorrer na segunda-feira, 20, foram adiadas e ainda estão sem uma agenda.

Outros cursos que tiveram suas formaturas adiadas, e ainda se encontram sem uma data prevista para ocorrer, são: Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Ciências Sociais, todos também do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

Novas datas para esses cursos, que estão sendo analisadas como muito prováveis de ocorrer, são os dias 10, 11 e 12 de abril. Mas isso vai depender ainda do quadro de violência e insegurança que se abateu sobre o Estado. Caso esse quadro persista, os alunos concluintes poderão colar grau apenas por ato administrativo.

Agora RN