Será às 10 da manhã desta terça-feira, 19, na Escola de Governo, no Centro Administrativo, o ato simbólico do início da campanha de vacinação contra covid no Rio Grande do Norte.
Além da governadora Fátima Bezerra e sua equipe de gestão, estarão presentes prefeitos e secretários de saúde de Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim.
Ainda na madrugada após desembarque das vacinas no aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a Sesap iria separar os lotes para enviar às seis centrais de distribuição: Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu e João Câmara, além de Natal e cinco municípios da Região Metropolitana: Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim.
O tempo de espera entre a chegada das vacinas à Unicat e sua saída para distribuição foi estimado em 3 horas.
Das 82.440 doses da Coronavac, cerca de 12 mil doses devem ficar em Natal.
A quantidade de doses encaminhadas para o interior não será divulgada por motivos de segurança.
A expectativa é de que todas as doses de vacinas recebidas pelo Estado sejam distribuídas em até 12 horas para os locais de imunização e que a primeira vacina seja aplicada em até 72 horas. “
“A gente estima que até o final do dia todas as regionais de saúde já estejam devidamente abastecidas”, destacou a secretária adjunta da Saúde, Maura Sobreira.
“Cabe destacar que a chegada da vacina não marca o fim da pandemia, a gente continua tendo o desafio que é garantir todos os cuidados sanitários: o uso da máscara, a higienização das mãos, evitar aglomerações, porque estamos, inclusive, num cenário de expansão de casos”, acrescentou.