Saúde

Vacinação contra Covid completa dois anos no RN; veja números desse período

A primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte foi a técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira — Foto: Alexandre Lago/Cedida

O início da vacinação contra a Covid completou nesta quinta-feira (19) dois anos no Rio Grande do Norte.

Na manhã daquele 19 de janeiro de 2021, a técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira, profissional do Hospital Giselda Trigueiro, se tornava a primeira pessoa em solo potiguar a receber uma dose de imunizante contra a doença.

Atualmente, o cenário tem boa parte da população vacinada, mas ainda um déficit considerável com as doses de reforço.

Ao todo, 87% da população potiguar recebeu as duas doses que completam o esquema vacinal – ou a dose única no caso da Janssen. Há exatamente um ano, esse número era de 76%.

Os dados foram retirados da plataforma RN+ Vacina, parceria da UFRN com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), que monitora os níveis de vacinação.

Cerca de 56% dos potiguares tomaram a primeira dose de reforço (a D3) e apenas 24% tomaram a quarta dose (D4).

Ou seja, mais de 1 milhão de potiguares ainda estão em atraso com alguma das doses de reforço, segundo a Sesap. Para tentar melhorar esse índice, a pasta vai promover o programa Verão Protegido a partir de sábado (21). (Entenda melhor mais abaixo).

“O foco é na vacinação de adultos, para que a gente consiga diminuir o número de esquemas vacinais em atraso, que hoje está em mais de 1 milhão de pessoas sem a dose de reforço”, enfatizou Laiane Graziela, coordenadora de imunização da Sesap.

Segundo a Sesap, a imunização até hoje representa a maior campanha de vacinação da história do RN.

“A vacinação mudou completamente o cenário de adoecimento pela Covid-19, assim como o número de pessoas que tiveram agravamento da doença e o perfil de óbitos. Esse trabalho conjunto cooperou para que muitas vidas fossem salvas ao longo destes dois anos”, disse Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

Números da vacinação no RN

  • Pessoas com uma dose ou dose única – 3.027.960 (95% da população)
  • Pessoas com duas doses (vacinação completa) – 2.782.277 (87%)
  • Pessoas com três doses (reforço) – 1.778.019 (56%)
  • Pessoas com quatro doses (reforço) – 787.753 (24%)

Outros dados da imunização no RN atualizados nesta quinta (19) — Foto: Divulgação

*Os dados foram retirados do RN+ Vacina às 14h40 da quinta (19).

Verão protegido

Para comemorar os dois anos da campanha de imunização, a Sesap vai iniciar neste sábado (21) o programa Verão Protegido. A ideia é levar a vacinação para praias do litoral mais frequentadas pelos potiguares e também aos açudes e lagoas pelo interior do estado.

A ação envolve mais de 80 municípios com o objetivo de aumentar a cobertura de vacinação, em especial das doses de reforço. A campanha segue até o carnaval, com o Dia D neste sábado.

A estratégia da pasta é ampliar o alcance da proteção contra a Covid-19, a exemplo do que foi feito no verão passado e em ações como as que foram feitas junto às escolas (Minha Escola Nota 10) e empresas (Minha Empresa Nota 10).

Quem pode se vacinarA vacina contra a Covid hoje está disponível para qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade. O reforço é aplicado para idosos, adolescentes e crianças dos 3 aos 11 anos que já tem pelo menos quatro meses da aplicação da sua última dose da vacina.

Fonte: Sesap

Situação atual

No último boletim divulgado pela Sesap, na quarta (18), o RN registrou 60 casos confirmados de Covid em 24 horas e nenhum óbito.

Os números são bem abaixo dos momentos mais críticos da pandemia, principalmente em relação à quantidade de mortos pela doença.

A doença se manteve em níveis de controle em alguns meses de 2022. Em outubro, por exemplo, o estado chegou a ter dias com apenas um caso registrado.

No início de dezembro, no entanto, o estado chegou a viver uma alta de casos, batendo quase 1 mil testes positivos por dia registrados, o que aumentou o alerta da Sesap. Ao todo, segundo a pasta, 60 pessoas morreram pela doença no último mês de 2022 e a maioria não tinha a vacinação completa.

“Precisamos ainda lembrar que a pandemia segue entre nós, foram 60 óbitos em dezembro e a sua maioria foram de pessoas que não completaram ou sequer iniciaram o esquema, então a vacinação é muito importante. Temos que imunizar a maior quantidade possível, desde a crianças com as primeiras doses até os idosos com a quinta dose”, explicou Diana Rego, subcoordenadora de vigilância epidemiológica.

Números da Covid desde o início no RN

  • Casos confirmados: 584.059
  • Óbitos confirmados: 8.698

g1 RN